Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Igualdade Social
Congresso em Foco
6/10/2025 9:34
Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta que pode acabar de vez com a distinção entre elevadores sociais e de serviço. Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara, no fim de setembro, o projeto de lei 4710/2024 altera o Código Civil para proibir a divergência entre esses elevadores, exceto para transporte de cargas, em todos os condomínios e prédios.
O texto aprovado corresponde à versão do relator, deputado Rafael Simoes (União-MG), à proposta legislativa de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP), com ajustes na redação que preservam o objetivo original.
"Chamo a atenção para a carga simbólica da medida. O elevador, que já foi símbolo de segregação entre nós, pode se tornar símbolo de união e igualdade", afirmou o relator.
Para Fausto Pinato, a distinção de elevadores representa uma prática discriminatória. "Essa prática, que é herança direta de séculos de escravidão, precisa ser definitivamente superada", disse ele.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Temas
LEIA MAIS
Discriminação Racial
Comissão aprova projeto de lei que responsabiliza empresas por racismo
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Relator apresenta parecer da PEC da Segurança Pública; veja o que muda
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
Energia Elétrica
Comissão aprova inclusão de prossumidores nos conselhos de energia
TENTATIVA DE GOLPE
Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados
redução de penas