Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Igualdade Social
Congresso em Foco
6/10/2025 9:34
Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta que pode acabar de vez com a distinção entre elevadores sociais e de serviço. Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara, no fim de setembro, o projeto de lei 4710/2024 altera o Código Civil para proibir a divergência entre esses elevadores, exceto para transporte de cargas, em todos os condomínios e prédios.
O texto aprovado corresponde à versão do relator, deputado Rafael Simoes (União-MG), à proposta legislativa de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP), com ajustes na redação que preservam o objetivo original.
"Chamo a atenção para a carga simbólica da medida. O elevador, que já foi símbolo de segregação entre nós, pode se tornar símbolo de união e igualdade", afirmou o relator.
Para Fausto Pinato, a distinção de elevadores representa uma prática discriminatória. "Essa prática, que é herança direta de séculos de escravidão, precisa ser definitivamente superada", disse ele.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Temas
LEIA MAIS
Discriminação Racial
Comissão aprova projeto de lei que responsabiliza empresas por racismo
Lei do Estagiário
Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários
RELAÇÕES EXTERIORES
Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel
AGENDA DO PRESIDENTE
Lula entrega apartamentos e se reúne com presidente da Bolívia