Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saúde Pública
Congresso em Foco
6/10/2025 14:14
A Portaria GM/MS n8.327, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (6), criou a Sala de Situação Nacional - Intoxicação por Metanol após Consumo de Bebida Alcoólica, destinada a promover o monitoramento contínuo dos casos e coordenar respostas em todo o país. A medida surge após o aumento atípico de notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, com maior incidência em São Paulo e Pernambuco.
Sobre a Sala de Situação
De caráter colegiado e temporário, a Sala será coordenada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e reunirá representantes de órgãos e instituições de saúde federal, conselhos nacionais e secretarias estaduais de São Paulo e Pernambuco. Os ministérios da Agricultura e Pecuária e da Justiça e Segurança Pública também integram o grupo, atuando no controle e investigação dos casos.
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa é "fundamental para proteger vidas e identificar a origem dos produtos adulterados".
A Sala terá como atribuições:
Ela permanecerá ativa enquanto o Governo Federal e a Sala considerarem que há risco sanitário e necessidade de monitoramento nacional.
Medidas emergenciais
O Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, ambos utilizados como antídotos no tratamento da intoxicação por metanol. Esses insumos se somam às 4,3 mil ampolas já distribuídas a hospitais universitários federais e centros de referência do SUS nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
A Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) mobilizou unidades capazes de realizar análises imediatas: o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF), o Laboratório Municipal de São Paulo e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Além disso, 604 farmácias de manipulação em todo o país estão aptas a produzir etanol farmacêutico.
Festa no Plenário
Vereadores de São Caetano do Sul dançam em cima de mesas no plenário