Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CDH debate proteção de vítimas e punição a quem induz menores ao crime

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Direitos Humanos

CDH debate proteção de vítimas e punição a quem induz menores ao crime

Pauta da Comissão de Direitos Humanos do Senado inclui agravamento de pena para aliciadores e criação do Estatuto da Vítima.

Congresso em Foco

7/10/2025 10:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal agendou para a próxima quarta-feira (8), às 11h, uma reunião deliberativa com uma extensa pauta, composta por 13 itens de relevância. Entre os temas a serem debatidos, destacam-se o projeto de lei que visa aumentar a punição para indivíduos que induzam ou auxiliem menores na prática de atos criminosos, bem como a proposta de criação do Estatuto da Vítima.

O projeto de lei 2.468/2024, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), propõe a qualificação da pena para aqueles que aliciam ou colaboram para que menores de idade cometam infrações penais. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da CDH e relatora da proposta, manifestou sua recomendação pela aprovação do projeto, com algumas modificações em sua redação.

A CDH vai debater proposta que aumenta pena para quem induz menores a cometer crimes.

A CDH vai debater proposta que aumenta pena para quem induz menores a cometer crimes.Edilson Rodrigues/Agência Senado

O novo texto sugere alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visando agravar a pena do agente que, por qualquer meio, incite ou auxilie um menor a praticar um ato infracional, caracterizando o crime de corrupção de menores. Conforme a proposta, a pena de reclusão, atualmente fixada entre 1 e 4 anos, será aumentada em 50% quando o facilitador possuir relação de parentesco com o menor até o quarto grau, seja por laços sanguíneos ou de afinidade. Adicionalmente, a pena será acrescida em um terço caso a infração cometida pelo menor esteja relacionada ao tráfico de drogas.

Já o projeto de lei 3.890/2020, que institui o Estatuto da Vítima, estabelece diretrizes para a justiça restaurativa, um modelo de resolução de conflitos que busca reunir vítimas, agressores e outros membros da comunidade afetados, com o objetivo de construir soluções que reparem os danos causados e promovam a conscientização e a prevenção de reincidências. O texto, de autoria do deputado federal Rui Falcão (PT-SP), assegura à vítima direitos considerados universais, como o direito à comunicação, à defesa, à proteção, à informação, ao apoio, à assistência e ao tratamento profissional.

O projeto também contempla disposições específicas para vítimas em situação de maior vulnerabilidade, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e vítimas de crimes violentos, levando em consideração suas necessidades de proteção. Além disso, estabelece normas para vítimas de calamidades públicas, como a destinação de recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) para ações de resposta que incluam socorro, assistência e reparação às vítimas. O senador Weverton (PDT-MA), relator da matéria na CDH, recomendou sua aprovação.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

proteção infantil Comissão de Direitos Humanos Senado

LEIA MAIS

JUDICIÁRIO

STF tem maioria para manter Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem mudança de capital na COP30 e criação do SNE

Legislação

Endurecimento de penas para crimes violentos avança no Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Infidelidade parlamentar

Deputada expõe traição de marido: "Cuidado com pastor gatinho"

2

Infidelidade Parlamentar

Filha de Antônia Lúcia defende pai após acusações de traição

3

OAB da medicina

Senado aprova criação da "OAB da medicina" e projeto segue para Câmara

4

REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL

Projeto que cria a "OAB da medicina" divide senadores e entidades

5

JUSTIÇA

Com decisão de Gilmar, apenas PGR poderá pedir impeachment; entenda

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES