Publicidade
Expandir publicidade
Debate previsto para começar às 20h na Band será o primeiro confronto a sós de Lula e Bolsonaro nas eleições. Fotos: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Wilson Dias/Agência Brasil
Duas novas rodadas da pesquisa Genial/Quaest apontam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem se aproximado do ex-presidente Lula (PT) nas intenções de voto para presidente da República em ao menos dois estados.
Em pesquisa realizada em Minas Gerais e divulgada nesta sexta-feira (12), Lula registrou 42% das intenções de voto, contra 33% de Bolsonaro. Em comparação a rodada de julho, o petista caiu quatro pontos percentuais, enquanto o presidente subiu cinco.
O desempenho de Bolsonaro melhorou entre as mulheres, passando de 21% para 27%; enquanto Lula saiu de 49% para 45%. Entre os homens, o presidente passou de 36% para 41%, enquanto o petista foi de 44% para 39%.
No campo religioso, Bolsonaro também recuperou terreno. O presidente ganhou cinco pontos percentuais entre os católicos, ficando com 29%; e nove pontos entre os evangélicos, tendo 48% das intenções de voto. Em comparação, Lula perdeu quatro ponto entre os católicos (ficou com 46%) e seis pontos entre os evangélicos (30%).
Ciro Gomes (PDT) teve 6% das intenções de voto, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) registrou 1%. Os demais candidatos não pontuaram em Minas Gerais. Indecisos, brancos e nulos somaram 9%, enquanto quem não pretende votar se manteve em 7%.
Na simulação de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista lidera com 49% contra 37% de Bolsonaro. Em relação a pesquisa anterior, Lula perdeu seis pontos percentuais, enquanto Bolsonaro ganhou sete.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de agosto. Foram feitas 2 mil entrevistas presenciais com eleitores maiores de 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feito sob os números MG-09990/2022 e BR-08299/2022.
Confira a íntegra da pesquisa em Minas Gerais: