Notícias

Marco Rubio convida Mauro Vieira para reunião em Washington

Chanceleres concordaram em concentrar negociações sobre tarifas de importação nos Estados Unidos, e planejam se encontrar pessoalmente.

9/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato telefônico nesta quinta-feira (9) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para avançar com as tratativas a respeito das tarifas de importação adotadas pelo governo americano sobre produtos brasileiros. Na ligação, o chanceler americano convidou o brasileiro a comparecer em Washington D.C. e participar presencialmente das negociações.

"Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes. O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos", relatou em nota o Itamaraty.

Marco Rubio foi designado por Trump para coordenar tratativas sobre a agenda econômica com o Brasil.Freddie Everett/Department of State, Carlos Cruz/MRE

A conversa entre chanceleres aconteceu na mesma semana em que os presidentes Lula e Donald Trump dialogaram por videoconferência. Os dois relataram ter ficado satisfeitos com a reunião e manifestaram interesse em um novo encontro presencial. A sugestão de Lula é para que este aconteça na Malásia, que no final de outubro sediará o fórum da Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Na ligação presidencial, Trump designou Marco Rubio para liderar as negociações. No lado brasileiro, a tarefa é distribuída pela comitiva interministerial composta pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos