Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RELAÇÕES EXTERIORES
Congresso em Foco
9/10/2025 11:57
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato telefônico nesta quinta-feira (9) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para avançar com as tratativas a respeito das tarifas de importação adotadas pelo governo americano sobre produtos brasileiros. Na ligação, o chanceler americano convidou o brasileiro a comparecer em Washington D.C. e participar presencialmente das negociações.
"Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes. O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos", relatou em nota o Itamaraty.
A conversa entre chanceleres aconteceu na mesma semana em que os presidentes Lula e Donald Trump dialogaram por videoconferência. Os dois relataram ter ficado satisfeitos com a reunião e manifestaram interesse em um novo encontro presencial. A sugestão de Lula é para que este aconteça na Malásia, que no final de outubro sediará o fórum da Associação de Nações do Sudeste Asiático.
Na ligação presidencial, Trump designou Marco Rubio para liderar as negociações. No lado brasileiro, a tarefa é distribuída pela comitiva interministerial composta pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Temas
LEIA MAIS
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
PLENÁRIO DA CÂMARA
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)
FALHA OPERACIONAL