Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI DO INSS
Congresso em Foco
9/10/2025 17:00
O presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho, abriu mão do direito de silêncio para responder ao questionamento sobre o irmão do presidente Lula (PT) José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico. Souza Filho é depoente da audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (9).
Depois de horas onde a frase "vou permanecer em silêncio" foi repetida inúmeras vezes por Souza Filho, a pergunta do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) sobre a atuação de Frei Chico, no sindicato teve resposta. O irmão de Lula é vice-presidente do Sindnapi.
"Contrariando o meu advogado, eu quero dizer que ele nunca teve esse papel administrativo do sindicato, só político de representação sindical. Nada mais que isso. E não precisei, de nenhum momento, solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo."
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu habeas corpus parcial a Souza Filho, o que garante a ele o direito de ficar em silêncio durante depoimento a fim de não se autoincriminar. De acordo com dados do Portal da Transparência, a associação sindical recebeu cerca de R$ 154 milhões em repasses do INSS originário de descontos em 2024.
Temas
LEIA MAIS
ENTREVISTA EXCLUSIVA
"Sem força política, esquema no INSS não prosperaria", diz Duarte Jr.
Descontos indevidos
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
PLENÁRIO DA CÂMARA
FALHA OPERACIONAL
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)