O presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho, abriu mão do direito de silêncio para responder ao questionamento sobre o irmão do presidente Lula (PT) José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico. Souza Filho é depoente da audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta quinta-feira (9).
Depois de horas onde a frase "vou permanecer em silêncio" foi repetida inúmeras vezes por Souza Filho, a pergunta do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) sobre a atuação de Frei Chico, no sindicato teve resposta. O irmão de Lula é vice-presidente do Sindnapi.
"Contrariando o meu advogado, eu quero dizer que ele nunca teve esse papel administrativo do sindicato, só político de representação sindical. Nada mais que isso. E não precisei, de nenhum momento, solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo."
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu habeas corpus parcial a Souza Filho, o que garante a ele o direito de ficar em silêncio durante depoimento a fim de não se autoincriminar. De acordo com dados do Portal da Transparência, a associação sindical recebeu cerca de R$ 154 milhões em repasses do INSS originário de descontos em 2024.