Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
9/10/2025 12:51
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) usou o tom de ironia nesta quinta-feira (9) para criticar os requerimentos de convocação apresentados na CPMI do INSS, que, segundo ele, estão desviando o foco das investigações.
Durante a sessão, o parlamentar ironizou o rumo dos trabalhos ao dizer que o próximo passo seria abrir um requerimento "para descobrir quem matou Odete Roitman", personagem da novela Vale Tudo, exibida originalmente no fim dos anos 1980 e atualmente em remake. Ele ainda brincou dizendo que a única pessoa descartada das suspeitas é o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.
"Do jeito que a coisa está, presidente, e o tipo de requerimento que essa turma está apresentando aqui para que a gente não chegue nos bandidos, daqui a pouco um deles vai propor uma investigação para saber quem matou Odete Roitman, porque só falta isso", disse. "O Bolsonaro não foi porque não pode sair de casa. O único que não é suspeito é o Bolsonaro, porque está em prisão domiciliar. O resto todo mundo pode ser", completou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), após descumprir medidas restritivas no inquérito em que ele, o deputado Eduardo Bolsonaro, o influenciador Paulo Figueiredo e o pastor Silas Malafaia foram investigados por coação processual. Embora proibido de usar redes sociais, o ex-presidente manteve comunicações por meio de aliados e chegou a participar de manifestações por telefone.
A comissão
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS se reúne nesta quinta-feira (9) para ouvir Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). Segundo o Portal da Transparência, o sindicato recebeu cerca de R$ 154 milhões em repasses do INSS em 2024, provenientes de descontos em benefícios.
Na mesma sessão, a CPMI deve votar 78 requerimentos, entre eles a possibilidade de uma nova convocação do advogado Eli Cohen, um dos primeiros a denunciar fraudes nos descontos associativos.
Temas
LEIA MAIS
DERROTA NO CONGRESSO
Governo avalia novo aumento de IOF e corte de emendas após derrota
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
PLENÁRIO DA CÂMARA
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)
FALHA OPERACIONAL