Notícias

Conselho de Ética da Câmara ouve Janones e Gilvan da Fede

Deputados são julgados por quebra de decoro em ofensas a outros parlamentares; sessão ocorre nesta terça-feira (14).

13/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados analisará dois processos nesta terça-feira (14). Na sessão, testemunhas e parlamentares envolvidos prestarão depoimento ao colegiado. As ações ocorrem em desfavor aos deputados Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG).

Acusado de quebra de decoro parlamentar por ofensas à deputada licenciada Gleisi Hoffman, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, e ao deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), o deputado Gilvan da Federal será ouvido como parte da Representação 1/2025.

A ação, protocolada pela Mesa Diretora da Câmara, é um pedido de cassação de mandato. Em maio, o parlamentar foi suspenso por três meses, mas já retornou às atividades. O caso aconteceu durante reunião da Comissão de Segurança Pública em abril deste ano.

Outra ação contra Janones foi arquivado na quinta-feira (9).Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Como parte da Representação 3/2025 que o acusa de ofender Nikolas Ferreira (PL-MG) enquanto discursava na tribuna em julho, Janones também prestrará depoimento. Os parlamentares Duda Salabert (PDT-MG) e Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) também serão ouvidos no Conselho como testemunhas da ação.

Janones foi punido com a suspensão do mandato por três meses e retornou às atividades no último domingo (12).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos