Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
8/10/2025 18:05
A Comissão de Ética da Câmara votou, nesta quarta-feira (8), em favor do arquivamento de processo disciplinar contra o deputado André Janones (Avante-MG) por quebra de decoro parlamentar. A ação é motivada pelo uso de camisa com palavra de baixo calão em crítica à anistia aos indiciados pelo 8 de janeiro de 2023.
Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) relatou contra a cassação do mandato de Janones, solicitada pelo Partido Liberal (PL). Segundo ele, trata-se de livre exercício de opinião o que exclui a admissibilidade do processo.
"Conforme já reconheceu este Conselho em diversos precedentes, os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos", argumentou.
Ao votar pelo arquivamento, Cathedral defende a "atuação do deputado está de acordo com os limites da razoabilidade e não configura recesso da sua imunidade parlamentar e nenhum".
Processos
Duas outras ações contra Janones estão previstas para análise do Conselho nesta quarta-feira, ambas movidas pelo PL:
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 112766, "viewed": [ "112766" ], "context": "{\"articlekey\":112766,\"originalarticlekey\":\"112766\"}" }
EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS
CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa
Regulamentação Profissional
Câmara aprova regulamentação da profissão de motorista de ambulância
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)