Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Hugo envia 20 representações contra 11 deputados ao Conselho de Ética

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CÂMARA

Hugo envia 20 representações contra 11 deputados ao Conselho de Ética

Janones e Eduardo Bolsonaro lideram ranking de ações. Alvos vão do Psol ao PL. Veja a lista.

Congresso em Foco

17/8/2025 9:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou na sexta-feira (15) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar 20 representações contra 11 deputados acusados de ferir o decoro parlamentar. A maioria das denúncias foi apresentada ainda no primeiro semestre deste ano.

Entre os parlamentares, o deputado André Janones (Avante-MG) lidera a lista, sendo alvo de cinco representações. Em seguida aparece Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com quatro. Os demais envolvidos respondem a uma ou duas ações cada.

André Janones é alvo de cinco representações no Conselho de Ética.

André Janones é alvo de cinco representações no Conselho de Ética.Mario Agra/Agência Câmara

Os alvos das representações

As acusações envolvem desde ofensas e ataques nas redes sociais até agressões físicas e articulações políticas no exterior. A seguir, os principais pontos:

  • Célia Xakriabá (Psol-MG) - acusada pelo PL de ter atacado o deputado Kim Kataguiri (União-SP) com uma caneta durante votação sobre licenciamento ambiental.
  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP) - responde a quatro representações: teria atuado contra o Brasil nos Estados Unidos após o fim de sua licença; articulado sanções políticas e econômicas com autoridades estrangeiras; promovido ataques contra o STF; e buscado medidas internacionais contra o país, o que o PT classifica como crime contra a soberania nacional.
  • Kim Kataguiri (União-SP) - denunciado pelo Psol por ataques com "elementos racistas e misóginos" contra a deputada Célia Xakriabá.
  • Sargento Fahur (PSD-PR) - acusado pelo Psol de ameaçar agredir o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) durante reunião da Comissão de Segurança Pública.
  • José Medeiros (PL-MT) - acusado pelo Psol de ofender o deputado Ivan Valente (Psol-SP).
  • Gilvan da Federal (PL-ES) - alvo de duas representações do PT: uma por ataques contra a presidente do partido, Gleisi Hoffmann; outra por incitar violência ao desejar a morte do presidente Lula.
  • André Janones (Avante-MG) - responde a cinco acusações: ofensas sexistas contra Michelle Bolsonaro; calúnia contra Gustavo Gayer (PL-GO); ofensas a Nikolas Ferreira (PL-MG); mentiras no Conselho de Ética sobre supostos crimes; e uso de camiseta com palavras consideradas ofensivas ao circular na Câmara.
  • Guilherme Boulos (Psol-SP) - denunciado pelo PL por ofensas a Gustavo Gayer e Gilvan da Federal em reunião do Conselho de Ética.
  • Lindbergh Farias (PT-RJ) - acusado em duas frentes: pelo PL, de ofender Gustavo Gayer em entrevista; e pelo Novo, de processar indevidamente Marcel van Hattem (Novo-RS) por discurso em plenário.
  • Delegado Éder Mauro (PL-PA) - acusado pelo PT de agredir fisicamente um cidadão durante reunião da Comissão de Direitos Humanos.
  • Gustavo Gayer (PL-GO) - acusado pelo PT de ataques virtuais contra Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann, Davi Alcolumbre (Senado) e o próprio presidente da Câmara, Hugo Motta.

Próximos passos

O Conselho de Ética será responsável por analisar cada representação e decidir se abrirá processos disciplinares contra os deputados. Se admitidas, as ações podem resultar em penalidades que vão de advertência até a cassação do mandato.

O envio em bloco das representações ocorre em um momento de forte polarização política na Câmara, marcada por embates dentro e fora do plenário. O presidente Hugo Motta afirmou que o encaminhamento cumpre o regimento interno da Casa e reforça o papel do Conselho de Ética como instância adequada para avaliar a conduta parlamentar.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Andre Janones Eduardo Bolsonaro cassação conselho de ética hugo motta Câmara

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Educação

Senador propõe criação do Mapa de Vulnerabilidade Educacional

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após repercussão de denúncia, Felca é citado 26 vezes em plenário

TARIFAÇO DE TRUMP

Datafolha: 39% culpam família Bolsonaro por tarifaço; 35%, Lula

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Pauta alternativa

Pum interrompe sessão da Câmara Municipal de Orocó (PE)

2

Ensaio fotográfico

Prefeito posa de cueca em ensaio inspirado em "50 Tons de Cinza"

3

Elegibilidade

Aprovada na Câmara, regra para idade mínima de candidatos vai à sanção

4

ELEIÇÕES 2026

PSDB vai trilhar o próprio caminho em 2026, diz Paulo Abi-Ackel

5

Judiciário

STF tem 2x0 para manter Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES