Notícias

Lula retoma críticas ao BC por taxa de juros elevada

Presidente voltou a cobrar a redução da Selic, estacionada em 15% ao ano.

20/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente Lula voltou a cobrar nesta segunda-feira (20) que o Banco Central reduza a taxa básica de juros, atualmente em 15% ao ano, patamar mais alto desde 2006. A demanda foi levantada durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, em Brasília, onde o presidente afirmou que a política monetária vigente tem mantido o crédito caro e limitado o crescimento da economia.

Em seu discurso, Lula afirmou que "o Banco Central vai precisar começar a baixar os juros porque todo mundo sabe o que nós herdamos, e todo mundo sabe que estamos preparando este país para ter uma política monetária mais séria". O presidente dirigiu a fala ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e reforçou a necessidade de reduzir o custo do crédito para estimular o investimento e o emprego.

Lula afirma que seu governo busca promover "uma política monetária mais séria" do que a vigente no governo anterior.Ricardo Stuckert/PR

O presidente declarou ainda que quer ver o setor produtivo prosperar, mas criticou ganhos excessivos. "Eu quero que os empresários todos ganhem muito dinheiro, que as suas empresas possam crescer, produzir, gerar emprego. Quero que banqueiros ganhem dinheiro, mas não precisa extorquir o povo", disse Lula.

O presidente também destacou a importância de programas sociais, afirmando que o Estado precisa "olhar para pessoas que o mercado não tem interesse em olhar", e que as políticas públicas do governo devem priorizar as "pessoas mais necessitadas".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos