Notícias

Indicado ao STF deve inspirar confiança da sociedade, defende Gilmar

Ministro defende que indicado à sucessão de Luís Roberto Barroso deve contar tanto com apoio da sociedade quanto da comunidade jurídica.

22/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Durante sua participação no XXVIII Congresso Internacional de Direito Constitucional realizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, onde expressou o que considera um perfil ideal para o candidato que vai ocupar a próxima vaga da Suprema Corte.

"O importante é que preencha os requisitos constitucionais e que mereça a confiança, obviamente, desses órgãos constitucionais envolvidos, presidente da República e Senado, e que consiga galvanizar também a confiança da nossa sociedade, especialmente da comunidade jurídica", afirmou.

Confira a fala do ministro:

O STF está com uma cadeira oficialmente vaga desde sábado (18), após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. A indicação de um novo nome é responsabilidade do presidente Lula. O candidato escolhido será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e sua aprovação deverá ser endossada pelo plenário da Casa.

A definição de um sucessor ou sucessora para Barroso acontece em um momento de elevada pressão de diversos atores políticos sobre a atuação do Judiciário. Gilmar Mendes diz não haver dúvida de que o nome será escolhido levando o momento histórico em consideração.

"Certamente, os órgãos decisores (...) vão considerar o contexto em que nós estamos envolvidos, em que nós estamos vivendo. Certamente, isso será levado em conta, nenhuma dúvida sobre isso", disse o ministro.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos