Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI DO INSS
Congresso em Foco
28/10/2025 | Atualizado às 12:00
A CPMI do INSS ouve nesta terça-feira (28) o piloto Henrique Traugott Binder Galvão e o empresário Domingos Sávio de Castro Fonte. Horas antes do início da audiência, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) concedeu entrevista à TV Senado a respeito dos tópicos a serem abordados durante a sessão. Na entrevista, Soarya acabou se referindo equivocadamente a respeito de Galvão e o propósito de seu depoimento à CPMI. A senadora afirmou sobre o depoente:
"[...] um piloto que supostamente adquiriu duas aeronaves, porém, ele diz que não as adquiriu, então nós temos muito a apurar. E trabalhou com um deputado federal por muito tempo, deixou o trabalho agora em setembro deste ano, justamente, com certeza, por conta de toda essa operação que veio a lume."
De acordo com a parlamentar, a CPMI desta terça-feira iria receber o depoimento de "pessoas altamente envolvidas e que, sim, sofreram toda a questão de busca e apreensão quando foi deflagrada a Operação Sem Desconto".
Pouco depois, já durante a CPMI, a senadora voltou atrás e pediu desculpas ao piloto, reconhecendo o erro:
"Eu preciso corrigir o quanto antes uma injustiça que eu cometi com o Sr. Henrique Galvão. Eu, Sr. Henrique, me perdoe, eu concedi uma entrevista para a TV Senado, ao vivo, hoje de manhã, e eu fiz confusão com o seu nome e coloquei o senhor no enredo da fraude, no enredo da compra do avião, porque eu sequer imaginava que nós precisaríamos chamar uma pessoa para depor, que não tem realmente nada a ver, nós temos pessoas mais importantes. Então, por favor, me perdoe, eu quero avisar para todo o Brasil que eu errei. O Sr. Henrique Galvão não tem nada a ver com isso e está aqui justificado, peço que aceite as desculpas."
Fonte foi convocado por associação à entidade investigada por repasse de valores a Antônio Carlos Camilo Antunes, o "Careca do INSS". Já Galvão, é um dos profissionais que mais realizou voos em aeronaves ligadas a Silas da Costa Vaz, da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). Segundo o relator da CPMI, senador Alfredo Gaspar (União-AL), o piloto poderia fornecer informações sobre quem utilizava essas aeronaves e possíveis conexões com práticas fraudulentas.
Leia a íntegra da entrevista concedida por Soraya Thronicke:
"Bom dia! Primeiramente, o primeiro depoimento será de Henrique Galvão, um piloto que supostamente adquiriu duas aeronaves, porém, ele diz que não as adquiriu, então nós temos muito a apurar [...] E trabalhou com um deputado federal por muito tempo, deixou o trabalho agora em setembro deste ano, justamente, com certeza, por conta de toda essa operação que veio a lume.
E também vamos ouvir Domingos Sávio, que, ao que parece, vendia listas de associados, cobrava por isso, cobrava uma comissão por isso. É uma pessoa já reincidente, já foi condenado por estelionato e outras atividades ilícitas. Então, hoje promete pessoas altamente envolvidas e que, sim, sofreram toda a questão de busca e apreensão, tudo mais, quando foi deflagrada a Operação Sem Desconto."
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Ao vivo: CPMI do INSS ouve empresário suspeito de fraudes e piloto
Isenção Tributária
Câmara realiza audiência sobre fim do imposto de importação até US$ 50