Notícias

Fachin anuncia mapeamento de facções criminosas no CNJ

Ministro planeja criar base de dados para abastecer Judiciário e forças policiais no combate ao crime organizado.

31/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Durante cerimônia em São Paulo, o ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), anunciou que o Conselho dará início a construção de um mapa da atuação de organizações criminosas no Brasil, buscando assim abastecer os tribunais com informações que auxiliem em decisões mais eficazes no enfrentamento ao crime organizado.

"Nós estamos desenvolvendo e, em breve teremos, o mapa das organizações criminosas do Brasil, donde provém, onde estão, quais seus principais pontos de interesse para que, a partir de dados e evidências, todo o sistema de Justiça, incluindo, de modo especial, as polícias e a Polícia Federal, possa ter melhores políticas de combate às organizações criminosas", declarou.

Mapeamento deverá envolver tanto aspectos operacionais quanto objetivos de interesse das facções.Gustavo Moreno/STF

O ministro ressaltou que "o Poder Judiciário está atendo" à crise de segurança pública no Rio de Janeiro, onde cerca de 120 pessoas foram mortas durante a megaoperação policial contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha.

Fachin também citou a necessidade de maior eficácia na gestão presidiária, em especial para impedir que as prisões sirvam como meio de entrada em facções criminosas. "Onde há uma organização criminosa, há uma conexão, que começa dentro dos estabelecimentos penitenciários. É esse elo que precisa ser cortado", declarou.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos