Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Povos Indígenas
Congresso em Foco
3/11/2025 8:30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no último domingo (2) na Aldeia Vista Alegre de Capixauã, localizada na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, em Santarém (PA). Durante o encontro com lideranças locais, Lula demonstrou surpresa ao descobrir que a comunidade ainda não conta com energia elétrica e garantiu que a situação será solucionada.
"Uma coisa que eu estranhei. Eu pensei que tinha energia, porque eu estou vendo uma luz acesa aqui, e eu vi que todo mundo se queixou de energia", declarou.
 
O presidente afirmou ainda que a instalação de energia é tecnicamente viável e compatível com a preservação ambiental.
"Hoje a energia é a coisa mais fácil para a gente fazer, porque a gente pode fazer placa solar, a gente pode preservar o ambiente, pode trazer energia para vocês, e eu prometo para vocês que vocês vão ter energia aqui na comunidade de vocês", reforçou.
Lula foi recebido pela cacique Irenilce Kumaruara, que apresentou a demanda por rede elétrica para 4.338 famílias, somando mais de 13 mil indígenas que vivem nas aldeias da Resex Tapajós-Arapiuns.
As comunidades indígenas da região ainda aguardam avanços no processo de demarcação de terras. De acordo com a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joência Wapichana, o governo pretende concluir a etapa física das demarcações das aldeias Vista Alegre e Escrivão até o primeiro semestre de 2026.
"A Funai tem esse desafio. Por isso que é importante fazer esse acompanhamento porque são muitas demandas e muitos pedidos. A gente está com essa programação de [fazer] essas duas demarcações físicas no primeiro semestre do ano que vem", afirmou.
Durante o evento, Lula também anunciou a criação da Universidade Indígena, com lançamento previsto para o próximo dia 17 de novembro, em Brasília.
"Nós já temos uma ministra indígena, a Funai indígena, o chefe da saúde indígena e falta uma universidade indígena. Vai ter a sede lá em Brasília, já tem até prédio, tanto pode ter o curso principal lá, mas todos os estados vão fazer extensão com a universidade para as meninadas fazer o curso próximo onde more e não precisar ir para Brasília", explicou.
A visita integra a agenda preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA). Em vídeo postado redes sociais a respeito da visita, o presidente Lula declarou:
"Por que o mundo inteiro está falando da Amazônia? É porque essa Amazônia, com essa quantidade de floresta, com essa quantidade de fauna, com essa quantidade de água, é uma parte muito importante para a manutenção do planeta, e não permitir que haja um aquecimento global. É por isso que a Amazônia é importante. Então isso aqui faz parte de uma viagem da COP30, que nós estamos realizando, que vai começar com uma cúpula de governo, dia 6 e 7, e depois começa com a sociedade civil, dia 10."
LEIA MAIS
AGENDA DA CÂMARA
Semana na Câmara tem pauta voltada à segurança pública e COP30
Povos tradicionais
Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais
SEGURANÇA PÚBLICA
Presidente Lula assina projeto de lei de combate às facções criminosas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime