Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Comissão
Congresso em Foco
3/11/2025 14:30
A instalação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que se dedicará à apuração de atividades ligadas ao crime organizado está agendada para esta terça-feira (4), às 11h. Durante a sessão inaugural, os membros da CPI definirão os nomes para os cargos de presidente, vice-presidente e relator.
A iniciativa de criação da comissão partiu do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), e o período de atuação será de 120 dias, com o objetivo principal de investigar o aumento da influência de facções criminosas e milícias (RQS 470/2025).
O anúncio da instalação da CPI foi feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, dois dias após a operação policial nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 óbitos.
 
De acordo com Alessandro Vieira, a expansão do crime organizado é uma consequência do "abandono do poder público". Em suas declarações nas redes sociais, o senador afirmou que "essa tragédia tem solução. Não é pauta eleitoreira, é urgência nacional".
A CPI será composta por onze senadores, sendo que dez já foram designados pelas lideranças dos partidos. Para o desenvolvimento das investigações, a CPI contará com um orçamento de R$ 30 mil.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113497, "viewed": [ "113497" ], "context": "{\"articlekey\":113497,\"originalarticlekey\":\"113497\"}" }
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime