Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PROCURADOR-GERAL
Congresso em Foco
5/11/2025 10:40
O senador Omar Aziz (PSD-AM) apresentou parecer favorável à recondução de Paulo Gustavo Gonet Branco ao cargo de procurador-geral da República (PGR). O relatório, lido nesta quarta-feira (5) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, defende que Gonet reúne as condições técnicas, jurídicas e institucionais necessárias para permanecer no comando do Ministério Público da União (MPU) por mais dois anos.
Veja o relatório de Omar Aziz.
A sabatina de Gonet está marcada para a próxima semana, quando os senadores da CCJ avaliarão seu desempenho no primeiro mandato e discutirão temas como o combate à corrupção, a autonomia do Ministério Público e a atuação da Procuradoria-Geral em casos de alta relevância política. Caso seja aprovado na comissão, o nome do procurador-geral seguirá para votação secreta no Plenário, etapa final do processo.
No parecer, Aziz destacou a trajetória técnica e discreta do procurador-geral, que ingressou no Ministério Público Federal há 38 anos e se especializou em direito constitucional e eleitoral. O senador elogiou o "perfil institucional" de Gonet e sua atuação "ponderada e republicana" à frente da PGR. Segundo o relator, Gonet conseguiu manter o equilíbrio entre independência funcional e diálogo com os Poderes da República, algo que "reforça a estabilidade das instituições democráticas".
Aziz também ressaltou os avanços administrativos da PGR durante a atual gestão, como a digitalização de processos, a modernização das procuradorias regionais e a ampliação da transparência nas investigações. No campo jurídico, o parecer menciona a atuação de Gonet na coordenação das investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e nas ações de cooperação internacional no combate ao crime organizado e à corrupção.
O relatório afirma que a recondução "representa a continuidade de uma gestão que tem buscado fortalecer a autonomia institucional do Ministério Público, a eficiência no combate ao crime e o compromisso com o Estado Democrático de Direito". Aziz conclui que "a matéria está madura para deliberação" e recomenda a aprovação do nome de Gonet pela comissão.
Paulo Gonet foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em outubro para um novo mandato de dois anos. Sua recondução é vista como um gesto de continuidade institucional e sinal de estabilidade nas relações entre o Executivo e o Ministério Público. Se aprovado no Senado, Gonet seguirá como o chefe máximo do Ministério Público da União e responsável por representar o MPF junto ao Supremo Tribunal Federal.
Temas
LEIA MAIS
IMPOSTO DE RENDA
TENTATIVA DE GOLPE
Governo do DF pede laudo para saber se Bolsonaro pode ficar na Papuda
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira