Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ANIMAIS SILVESTRES
Congresso em Foco
5/11/2025 14:48
O projeto de lei 347/2003, que define o crime de tráfico de animais silvestres e pune os infratores com reclusão de dois a cinco anos e multa, foi aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (5).
Atualmente, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa para quem:
O projeto prevê a ampliação da pena para a reclusão de dois a cinco anos e multa, além de poder ser ampliada para a reclusão de três a oito anos e multa em 10 casos, como se ocorrer a morte do animal ou se o crime for cometido em diferentes estados.
Foi aprovado a versão do relator, deputado Fred Costa (PRD-MG), para o texto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Animais, instaurada pela Câmara em 2003. O relator enfatizou a gravidade da situação enfrentada pelo Brasil, a qual chamou de "carnifina".
"Lamentavelmente, o tráfico de animais silvestres é o quarto maior praticado no mundo, e infelizmente somente 10% dos animais capturados pelos criminosos chegam vivos aos destinos."
Foi aprovada também a emenda do deputado Pedro Lupion (PP-PR), que determina que as punições por maus-tratos de animais previstas em lei não sejam aplicadas a práticas de procedimentos regulamentados por autoridades agropecupecuárias.
Temas
LEIA MAIS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Câmara aprova projeto que amplia educação sobre desastres climáticos
SUSTENTABILIDADE
Câmara aprova criação do Selo de Sustentabilidade da Infraestrutura
IMPOSTO DE RENDA
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira