Notícias

CPMI do INSS ouve Igor Delecrode, ex-dirigente da Aasap

Igor Dias Delecrode tem participação apontada na Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista.

10/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS ouviu nesta segunda-feira (10) o ex-dirigente de entidades investigadas por descontos indevidos, como a Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista (Aasap), Igor Dias Delecrode.

Além de administrador, o depoente figura como sócio de empresas envolvidas no esquema para coleta de biometria dos aposentados para validar a concordância dos aposentados e pensionistas com o desconto. Delecrode também atuou nas representações sindicais Amar Brasil Clube de Benefícios, Master Prev e Andapp.

Convocação

O depoimento de Delecrode foi solicitado em cinco requerimentos de parlamentares, tanto de base governista quanto de oposição: Paulo Pimenta (PT-RS), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Kim Kataguiri (União-SP) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO). O deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPMI, também solicitou o depoimento.

"Sua condição de presidente e diretor em associações mencionadas nos autos, o coloca em posição de oferecer informações relevantes sobre possíveis conexões com práticas fraudulentas que afetaram milhões de aposentados e pensionistas."

Investigação

Instalada para apurar possíveis fraudes no sistema de empréstimos consignados do INSS, a CPMI tem como objetivo identificar os responsáveis por irregularidades envolvendo descontos indevidos e operações ilegais que afetaram aposentados e pensionistas.

Presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), a comissão reúne deputados e senadores em uma atuação conjunta. Desde o início dos trabalhos, o colegiado colhe depoimentos de ex-dirigentes públicos, representantes de associações e intermediários de crédito.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos