Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SAÚDE
Congresso em Foco
10/11/2025 | Atualizado às 17:43
A Prefeitura de Chapecó, no oeste de Santa Catarina, lançou a campanha do Atestado Responsável. A medida restringe a emissão de atestados médicos em duas unidades públicas da cidade, com o objetivo de combater o uso indevido do serviço.
Segundo o prefeito João Rodrigues (PSD), os postos têm sido procurados por pessoas "sem necessidade" de atendimento de urgência. "Se o cidadão vier aqui porque ele precisa de atestado, não vai ter mais atestado", afirmou o prefeito em vídeo no perfil da Prefeitura de Chapecó no Instagram.
A ação foi adotada na UPA da Rua Sete de Setembro e no Pronto Atendimento da Efapi. Ambas continuarão a oferecer atendimento, mas o atestado só será fornecido em casos que, segundo avaliação médica, exijam internação, observação ou afastamento por doença.
"Você só virá na UPA se você estiver precisando de atendimento médico. Porque tem gente que sofre com um problema de saúde e às vezes está com uma doença ou uma dor crônica, ele tem que aguardar duas ou três horas quando a unidade está lotada. Levando-se em consideração que muitos estão porque precisam do atestado médico. Unidade de saúde, a prioridade é saúde."
Após a implementação da campanha, Rodrigues compartilhou imagens de corredores vazios nas unidades. "Todos curados", afirmou o prefeito ao mostrar o cenário na manhã seguinte.
Temas
LEIA MAIS
Saúde pública