Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão aprova incentivo à acessibilidade em apps de transporte

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Acessibilidade

Comissão aprova incentivo à acessibilidade em apps de transporte

Texto visa promover a inclusão de PCDs em serviços de transporte por meio de tecnologia acessível.

Congresso em Foco

11/11/2025 18:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as empresas de aplicativos de transporte a incentivarem o uso dos seus serviços por pessoas com deficiência (PCDs) por meio de ferramentas tecnológicas acessíveis.

A versão aprovada é o substitutivo adotado pela Comissão de Comunicação ao projeto de lei 2.292/25, do deputado Duarte Jr. (PSB-MA). A proposição original determinava que as empresas de transporte de pessoas e encomendas por aplicativos disponibilizassem uma opção de atendimento preferencial para PCDs.

O substitutivo reformula o projeto com o objetivo de promover a inclusão sem elevar os custos das empresas e sem restringir os modelos de negócio. Em vez de estabelecer normas operacionais detalhadas, o novo texto concentra-se no incentivo à inclusão e à acessibilidade.

Conforme a proposta, as empresas devem promover o acesso de pessoas com deficiência aos seus serviços, utilizando ferramentas tecnológicas acessíveis; estabelecer políticas e regras que promovam a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência; e oferecer a motoristas e entregadores materiais e cursos sobre como atender adequadamente pessoas com deficiência.

Deputado Zé Haroldo Cathedral, relator.

Deputado Zé Haroldo Cathedral, relator.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O relator, deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), manifestou apoio ao projeto na forma apresentada pela Comissão de Comunicação. Segundo ele, o novo texto propõe uma solução mais equilibrada, com foco em ações de inclusão e campanhas educativas voltadas aos prestadores de serviço. "Em um mundo em que os aplicativos de transporte e entrega se tornam parte indispensável da vida cotidiana, é fundamental assegurar que as plataformas atendam esse público de forma plena, promovendo autonomia, dignidade e inclusão", afirmou.

A proposta, de caráter conclusivo, será agora analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto deverá ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113748, "viewed": [ "113748" ], "context": "{\"articlekey\":113748,\"originalarticlekey\":\"113748\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SERVIÇO PÚBLICO

Pedro Paulo: PEC da reforma administrativa deve ir direto ao plenário

2

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda as mudanças de Derrite no projeto antifacção do governo Lula

3

Segurança Pública

Comissão aprova Bolsa-Desempenho para agentes da segurança pública

4

Bahia

Vereador e assessor são mortos a tiros em Santo Amaro (BA)

5

ELEIÇÕES 2026

Divisões internas e incógnitas dão o tom da disputa pelo Senado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES