Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
11/11/2025 | Atualizado às 13:27
A CPMI do INSS aprovou, durante a sessão desta quinta-feira (10), a apreensão do celular de Igor Dias Delecrode, acusado de desenvolver um sistema para fraudar a biometria e as assinaturas de beneficiários da autarquia.
O requerimento foi apresentado pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e aprovado em votação simbólica. Após a decisão, o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), determinou que o depoente entregasse o aparelho e que a Polícia Legislativa realizasse a apreensão.
Durante a sessão, Gaspar solicitou que Delecrode informasse a senha do celular, mas ele se recusou. "Quero aproveitar e pedir ao depoente a senha de acesso ao celular dele", disse o relator.
Ao questionar a legalidade do pedido, a defesa afirmou que não havia determinação judicial para a entrega da senha. Viana, por sua vez, explicou que se tratava de uma decisão autônoma da CPMI.
"Ele não vai ceder o número. Vossa Excelência pode providenciar a quebra", respondeu o advogado.
Amparado por um habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Delecrode permaneceu em silêncio durante o depoimento e não respondeu às perguntas dos parlamentares.
Ex-dirigente de entidades investigadas por descontos indevidos em benefícios previdenciários, Delecrode foi ligado à Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista (Aasap). Ele também é sócio de empresas suspeitas de participar do esquema de coleta de biometria de aposentados para validar falsamente autorizações de desconto.
Além disso, o depoente teve atuação em representações sindicais como Amar Brasil Clube de Benefícios, Master Prev e Andapp.
Tags
Temas
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Republicanos suspende dirigente de entidade preso na CPMI do INSS
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda as mudanças de Derrite no projeto antifacção do governo Lula
Segurança Pública
Comissão aprova Bolsa-Desempenho para agentes da segurança pública