Notícias

Senado lança obras sobre ações socioambientais durante COP30

Casa apresenta estudos, ações socioambientais e publicações sobre clima em estande na Zona Verde do evento.

14/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Além da participação de senadores na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), o Senado está presente em termos instituicionais. A Casa participa da agenda oficial do evento com ações próprias, iniciadas na quinta-feira (13) e programadas para continuar nesta sexta (14) e no domingo (16).

Foi realizado o pré-lançamento do livro A Política Climática Brasileira: Caminhos e Desafios no Contexto da COP 30.Claudio Pinheiro/Fotoarena/Folhapress

Zona Verde

O Senado teve sua primeira participação no dia 13 no estande da Assembleia Legistaliva do Estado do Pará (Alepa), localizado na Zona Verde do evento, com o pré-lançamento do livro A Política Climática Brasileira: Caminhos e Desafios no Contexto da COP 30. A obra foi elaborada pela Consultira Legislativa do Senado, com capítulos em coautoria com acadêmicos convidados.

Karin Karin Kässmayer, consultora legislativa em Meio Ambiente, afirmou que "a obra é transversal aos temas das mudanças climáticas: energia, meio ambiente, direitos humanos, o Acordo de Paris, direito ambiental e outros temas relevantes são introduzidos no contexto da política climática brasileira".

Também foi lançada a cartilha Agenda 2030 em Miúdos. Foi explicado pela diretora-geral do Senado, Ilana Tromka, que se trata de uma coleção de sucesso que conta com o tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), numa parceria entre o Senado e a Associação Brasileira das Escolar do Legislativo e de Contas (Abel).

"A gente sabe que os ODS Agenda 2030 são para o futuro e por isso fazer para as crianças, para os miúdos, é tão importante."

Ainda no primeiro dia, o Núcleo de Coodenação de Ações de Responsabilidade Social (NCAS) apresentou painel sobre sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social. Nele, foi chamada a atenção das boas práticas administrativas e institucionais adotadas pela Casa relacionadas a àrea socioambiental.

Nesta sexta-feira (14), a exposição e o debate sobre as ações socioambientais do Senado continuam no estande da Alepa.

Domingo

No mesmo estande, em 19 de novembro, serão lançadas obras dedicadas ao meio ambiente, como a Coletânea Chico Mendes na COP 30. O livro reúne depoimentos e textos de companheiros do seringueiro assassinado em 1988 em seis volumes, são eles:

  • Um Sábio Seringueiro, Empates e Sindicatos;
  • Projeto Seringueiro;
  • Reservas Extrativistas;
  • Aliança dos Povos da Floresta;
  • Por que Mataram Chico Mendes.

A coletânea que homenageia o patrono nacional do meio ambiente foi organizada pelo Cômite Chico Mendes.

No mesmo estande, é possível encontrar a Trilogia dos Romances Amazônicos, do jurista, professor e escritor Silvio Meira (1919–1995). As obras, reconhecidas pelo Instituto Nacional do Livro (INL) e pela Academia Brasileira de Letras (ABL), são consideradas um marco da literatura brasileira sobre a floresta e retratam com realismo e sensibilidade os dramas humanos e sociais da região amazônica.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos