Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Consciência Negra
Congresso em Foco
20/11/2025 13:00
Como parte da campanha Brasil pela Igualdade Racial, edifícios em Brasília se iluminaram em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20). A ação, que prossegue até sexta-feira (21), pode ser vista no Palácio do Planalto, no Supremo Tribunal Federal (STF), no Itamaraty, no Palácio da Justiça e no Ministério da Justiça.
A iniciativa é do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Para a ministra da Pasta, Anielle Franco, trata-se de um "gesto público e visível de valorização da história e da resistência da população negra no Brasil".
"Mais do que um dia de celebração, o 20 de novembro é um momento de reafirmação da luta por direitos, justiça e reconhecimento, princípios essenciais para a construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária."
Simbologia
As cores utilizadas na iluminação do Novembro Negro são o vermelho, o verde e o amarelo, presentes em diversas bandeiras de países africanos e historicamente associados ao movimento pan-africanista:
A partir da bandeira da Etiópia, um dos poucos países africanos que resistiram ao colonialismo, as cores se consolidaram como símbolo.
Temas
LEIA MAIS
IGUALDADE RACIAL
Paim: "Quem tem dinheiro manda; por isso faltam negros no poder"
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Monteiro Lopes, o primeiro deputado negro que o país esqueceu
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Linguagem simples
Entenda o que é linguagem neutra, proibida em lei sancionada por Lula
Operação Rosa Branca
SEGURANÇA PÚBLICA
Davi Alcolumbre escolhe Alessandro Vieira para relatar o PL Antifacção