Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
VÍDEO
Congresso em Foco
19/11/2025 15:00
Durante pronunciamento em plenário, o senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou a possibilidade de envio do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Complexo Penitenciário da Papuda para cumprimento da pena por tentativa de golpe de Estado. O parlamentar afirma que o envio representaria um tratamento desproporcional ao aplicado a outros ex-presidentes com condenações judiciais ou prisões provisórias.
"O que estão fazendo com ele é uma baita de uma injustiça e covardia, porque o atual presidente da República, quando foi ex-presidente, o Lula, ele não foi para a Papuda. E vale lembrar que ele foi condenado, naquela época, e está 'descondenado' hoje, por corrupção. E ele não chegou a ir para Papuda, pelo contrário, ele foi para a Polícia Federal", declarou.
Confira a fala do senador:
Condenado a 27 anos e três meses de prisão, Bolsonaro ainda enfrenta a indefinição sobre onde será cumprida sua pena. As opções incluem a penitenciária da Papuda, um alojamento no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, uma das salas de Estado Maior da Polícia Federal ou do Exército, ou a manutenção da prisão domiciliar, caso sua defesa consiga comprovar a necessidade por motivos de saúde.
Três presidentes já foram presos desde o início da Nova República: Lula, entre 2018 e 2021, Michel Temer, duas vezes em 2019, e Fernando Collor, que cumpre pena neste momento. Os dois primeiros ficaram detidos em unidades da Polícia Federal. Collor foi condenado em abril, iniciando a pena na Superintendência da PF em Maceió, e posteriormente foi autorizado a cumprir pena em regime domiciliar.
Temas
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
DIREITOS DO CONSUMIDOR
Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1