Notícias

Cleitinho critica possibilidade de envio de Bolsonaro à Papuda

Senador relembrou que os demais ex-presidentes com condenações judiciais não cumpriram penas em penitenciárias, e sim em unidades da PF.

19/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Durante pronunciamento em plenário, o senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou a possibilidade de envio do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Complexo Penitenciário da Papuda para cumprimento da pena por tentativa de golpe de Estado. O parlamentar afirma que o envio representaria um tratamento desproporcional ao aplicado a outros ex-presidentes com condenações judiciais ou prisões provisórias.

"O que estão fazendo com ele é uma baita de uma injustiça e covardia, porque o atual presidente da República, quando foi ex-presidente, o Lula, ele não foi para a Papuda. E vale lembrar que ele foi condenado, naquela época, e está 'descondenado' hoje, por corrupção. E ele não chegou a ir para Papuda, pelo contrário, ele foi para a Polícia Federal", declarou.

Confira a fala do senador:

Condenado a 27 anos e três meses de prisão, Bolsonaro ainda enfrenta a indefinição sobre onde será cumprida sua pena. As opções incluem a penitenciária da Papuda, um alojamento no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, uma das salas de Estado Maior da Polícia Federal ou do Exército, ou a manutenção da prisão domiciliar, caso sua defesa consiga comprovar a necessidade por motivos de saúde.

Três presidentes já foram presos desde o início da Nova República: Lula, entre 2018 e 2021, Michel Temer, duas vezes em 2019, e Fernando Collor, que cumpre pena neste momento. Os dois primeiros ficaram detidos em unidades da Polícia Federal. Collor foi condenado em abril, iniciando a pena na Superintendência da PF em Maceió, e posteriormente foi autorizado a cumprir pena em regime domiciliar.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos