Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ORÇAMENTO PÚBLICO
Congresso em Foco
28/11/2025 13:24
O Congresso Nacional aprovou na quinta-feira (27) projeto (PLN 31/2025) que cria 8,6 mil cargos efetivos no Ministério da Educação (MEC) e autoriza o provimento de cerca de 2 mil cargos nas forças de segurança pública do Distrito Federal, além de reajustes salariais que variam de 19,60% a 28,40% entre 2025 e 2026. O texto, relatado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), segue agora para sanção presidencial.
A aprovação ocorreu em sessão conjunta e consolidou, em um único projeto, conteúdos dos PLNs 29/2025 e 30/2025, que tratavam de ajustes no quadro de pessoal do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Poder Executivo, incluindo carreiras dos ex-territórios e da segurança pública do DF.
O projeto autoriza a criação de novos cargos de:
Segundo o governo, a medida não aumenta as despesas previstas na Lei Orçamentária de 2025, já que a criação da autorização não implica provimento imediato das vagas. Elas serão ocupadas gradualmente, conforme disponibilidade orçamentária.
A mudança atualiza o Anexo V da Lei Orçamentária de 2025 (Lei 15.121), incorporando pedidos do Executivo e decisões da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Reforço para a segurança do DF
O texto também altera o Orçamento de 2025 para permitir o preenchimento de cerca de 2 mil vagas nas forças de segurança do Distrito Federal, policiais e bombeiros militares aprovados no concurso de 2021, ainda aguardando nomeação.
Os reajustes das carreiras de segurança, previstos entre 19,60% e 28,40%, serão aplicados em duas parcelas: uma em 2025 e outra em 2026. O governo já sinalizou que enviará uma medida provisória nos próximos dias para garantir a aplicação imediata dos novos valores.
O relator Izalci Lucas reforçou a importância da MP. "Medida provisória já começa a valer a partir da edição. Projeto de lei, não. Precisamos garantir esse reajuste já agora em dezembro."
Acordo com o governo e inclusão dos bombeiros
Durante a votação, Izalci agradeceu ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, por pautar o projeto, e destacou o acordo costurado com o governo para incluir ajustes que haviam ficado de fora.
O PLN 31 unifica três iniciativas:
A unificação permitiu votar de forma mais célere um pacote amplo de mudanças no quadro de pessoal do Executivo e da segurança pública.
LEIA MAIS
CÓDIGO DE PROCESSO PENAL
Nova lei endurece critérios para prisão preventiva após flagrante
Câmara dos Deputados
Comissão aprova remuneração mínima para entregadores por app
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero custa R$ 78 bi e é viável sem imposto novo, diz estudo