Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Trabalho e Vida
Congresso em Foco
3/12/2025 | Atualizado às 8:32
A ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, reiterou, nesta terça-feira (2), o posicionamento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao término da escala 6 x 1, com o objetivo de instituir uma nova escala, de 5 x 2, e a diminuição da jornada semanal de trabalho para 40 horas.
Em coletiva de imprensa, após encontro com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a ministra declarou que o governo compreende a importância de combinar a redução da jornada com melhores condições de descanso e convivência familiar.
"O governo quer reafirmar aos parlamentares que a nossa posição é de fim da escala 6×1. Nós entendemos que tem que ter qualidade de vida na vida dos trabalhadores. É vida além do trabalho. Ou seja, não adianta só reduzir a jornada, é necessário também que os trabalhadores tenham tempo para resolver os seus problemas, tempo de lazer, tempo de cuidar da sua família."
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2025 foi apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP). O governo reafirmou sua posição após o parecer do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que propõe a redução da jornada de trabalho semanal para 40 horas, mantendo, contudo, a escala de 6 dias de trabalho.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, defendeu o posicionamento do governo, visando o estabelecimento de uma escala que assegure, no mínimo, dois dias de folga semanal aos trabalhadores.
"Nós vamos seguir defendendo no parlamento, na sociedade, nas ruas, e dialogar com o conjunto dos parlamentares, porque é também uma pauta aprovada por mais de 70% da população brasileira em todas as pesquisas."
Além de Boulos, participaram da reunião o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), Daiana Santos (PCdoB-RS), e o senador Paulo Paim (PT-RS).
Temas
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
Lula liga para Trump e fala sobre tarifas e cooperação contra o crime
Veto presidencial
Reajuste Salarial
Lula assina medida que reajusta salários da polícia e bombeiros do DF
Infidelidade parlamentar
Deputada expõe traição de marido: "Cuidado com pastor gatinho"
Infidelidade Parlamentar
Filha de Antônia Lúcia defende pai após acusações de traição