Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Congresso em Foco
3/12/2025 16:02
A bancada do Novo na Câmara dos Deputados iniciou a coleta de assinaturas para uma PEC que reverte a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que tornou prerrogativa exclusiva da Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentação de pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.
A decisão de Gilmar Mendes foi proferida nesta quarta-feira (3) em duas ADPFs que questionam trechos da Lei do Impeachment ao tratar de processos contra membros da Suprema Corte. Além da exclusividade inicial da PGR, o ministro determinou que o quórum para a abertura do processo deverá ser de dois terços dos senadores, e não o de maioria simples.
"Novamente alguns ministros do Supremo tentam rebaixar e usurpar a função do Poder Legislativo, sem qualquer justificativa constitucional. Esta PEC é um meio para reestabelecer a normalidade e equilíbrio entre os Poderes", afirmou o líder do Novo na Câmara, Marcel van Hattem (Novo-RS).
A proposta da bancada é de explicitar no Art. 52 da Constituição a livre prerrogativa de apresentação de pedidos de instauração do processos de impeachment. Também estabelece que a abertura do processo dependerá de 41 senadores, havendo critério de dois terços para a condenação.
Para ser protocolada, a proposta precisa do apoio de 171 parlamentares. O texto começa com a assinatura de Van Hattem e dos demais quatro deputados do partido.
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
impeachment de ministros
Nikolas protocola PEC contra decisão que limita impeachment no STF
Infidelidade parlamentar
Deputada expõe traição de marido: "Cuidado com pastor gatinho"
Infidelidade Parlamentar
Filha de Antônia Lúcia defende pai após acusações de traição
Direitos trabalhistas
Subcomissão da Câmara pode votar fim da escala 6x1 nesta quarta-feira
MUDANÇA DE DISCURSO
Após pedir sanções, Eduardo vê com otimismo aproximação Trump-Lula