Notícias

Partido Novo busca apoio em PEC para reverter decisão de Gilmar Mendes

Bancada busca assinaturas para PEC que retira exclusividade da PGR para apresentação de pedidos de impeachment contra ministros do STF.

3/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A bancada do Novo na Câmara dos Deputados iniciou a coleta de assinaturas para uma PEC que reverte a decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que tornou prerrogativa exclusiva da Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentação de pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A decisão de Gilmar Mendes foi proferida nesta quarta-feira (3) em duas ADPFs que questionam trechos da Lei do Impeachment ao tratar de processos contra membros da Suprema Corte. Além da exclusividade inicial da PGR, o ministro determinou que o quórum para a abertura do processo deverá ser de dois terços dos senadores, e não o de maioria simples.

Líder do Novo, Marcel van Hattem, acusa Gilmar Mendes de invasão de competência do Legislativo.Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

"Novamente alguns ministros do Supremo tentam rebaixar e usurpar a função do Poder Legislativo, sem qualquer justificativa constitucional. Esta PEC é um meio para reestabelecer a normalidade e equilíbrio entre os Poderes", afirmou o líder do Novo na Câmara, Marcel van Hattem (Novo-RS).

A proposta da bancada é de explicitar no Art. 52 da Constituição a livre prerrogativa de apresentação de pedidos de instauração do processos de impeachment. Também estabelece que a abertura do processo dependerá de 41 senadores, havendo critério de dois terços para a condenação.

Para ser protocolada, a proposta precisa do apoio de 171 parlamentares. O texto começa com a assinatura de Van Hattem e dos demais quatro deputados do partido.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos