Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SERVIÇO PÚBLICO
Congresso em Foco
4/12/2025 12:32
O Senado aprovou na sessão plenária de quarta-feira (3) o projeto de lei 6070/2025, que modifica o plano de carreira de seus servidores. O texto, relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), prevê um reajuste salarial escalonado para a categoria, com aumentos graduais entre 2026 e 2029. A matéria segue para revisão na Câmara dos Deputados.
O texto aprovado também reconhece os servidores do Senado como carreira típica de Estado. Foi inserida também a compensação ao acúmulo de tarefas de alta complexidade e responsabilidade, inclusive em funções comissionadas, e a substituição da Gratificação de Desempenho pelo modelo de Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico.
"A proposta alinha-se à estrutura de incentivos já aprovada para outras carreiras federais, a exemplo do que foi instituído pelo Poder Judiciário, pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública da União, pela Câmara dos Deputados e pelo Tribunal de Contas da União", apontou a Mesa Diretora do Senado, de onde partiu o projeto.
Os recursos que serão utilizados para o aumento, conforme a versão aprovada, serão oriundos da própria parcela do Orçamento originalmente destinada às atividades do Senado.
Tags
Temas
LEIA MAIS
EMBATE ENTRE PODERES
Infidelidade Parlamentar
Filha de Antônia Lúcia defende pai após acusações de traição
MUDANÇA DE DISCURSO
Após pedir sanções, Eduardo vê com otimismo aproximação Trump-Lula