Notícias

Sabatina de Messias ficará para 2026, diz Randolfe Rodrigues

Senador afirma que o adiamento da sabatina é tema pacificado diante do prazo curto para a conclusão dos trabalhos do Congresso este ano.

4/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O líder do Governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), anunciou a jornalistas nesta quinta-feira (4) que o debate a respeito da indicação de Jorge Messias ao STF e sobre o cronograma da realização de sua sabatina deverá ser retomado apenas a partir de 2026.

"Já ficou pacificado isso a partir do anúncio que o presidente [Alcolumbre] fez essa semana pela ausência de manifestação, pela ausência de encaminhamento do apensado. Quando o presidente Davi Alcolumbre (União-AP) suspendeu a data de sabatina e de votação, tornou também, pelo prazo exíguo que temos, inviável que tenhamos ainda esse ano a sabatina do ministro Messias. É um tema que vamos tratar no ano que vem", disse o senador.

Randolfe Rodrigues afirma que as semanas restantes do ano serão dedicadas à discussão orçamentária.Carlos Moura/Agência Senado

O cronograma original elaborado por Alcolumbre e pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Otto Alencar (PSD-BA), para análise da indicação de Messias previa a apresentação do relatório no último dia 3, e a sabatina no dia 10. O calendário foi cancelado esta semana após a recusa do Executivo de enviar a mensagem presidencial confirmando a escolha por Messias.

O adiamento beneficia o candidato, que terá mais tempo para circular entre os gabinetes dos senadores e consolidar uma base de apoio a tempo da sabatina. O nome de Jorge Messias enfrenta forte resistência diante da preferência de parlamentares ao ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a quem o presidente Lula pretende apoiar em 2026 na disputa ao governo de Minas Gerais.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos