Notícias

Conselho de Ética ouve deputados julgados por ocupação à Mesa Diretora

Marcel van Hattem, Zé Trovão e Marcos Pollon podem ter mandatos suspensos por obstrução da Mesa Diretora.

8/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Nesta terça-feira (9), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara ouvirá os deputados acusados de conduta incompatível com o decoro parlamentar durante a ocupação da Mesa Diretora, no início de agosto deste ano.

Além de Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), devem ser ouvidas testemunhas indicadas pelo relator, deputado Moses Rodrigues (União-CE), e pelos parlamentares em análise.

Ocupação ocorreu em 6 de agosto.Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado Coronel Meira (PL-PE) é o único confirmado como depoente em favor de Pollon. Van Hattem solicitou, sem confirmação, as oitivas de cinco parlamentares, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Adriana Ventura (Novo-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), e da advogada da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav) Carolina Barreto Siebra.

Em desfavor dos deputados, foram convocados Pedro Campos (PSB-PE) e Talíria Petrone (Psol-RJ), também sem resposta.

Ação

No processo conjunto, van Hattem e Zé Trovão respondem por obstrução à cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enquanto Pollon por sentar na cadeira do vice-presidente. A medida pede a suspensão cautelar dos três por um mês. Pollon também é julgado por ofensas contra o presidente da Câmara, que correspondem a 90 dias de suspensão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos