Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Quebra de decoro
Congresso em Foco
8/12/2025 10:30
Nesta terça-feira (9), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara ouvirá os deputados acusados de conduta incompatível com o decoro parlamentar durante a ocupação da Mesa Diretora, no início de agosto deste ano.
Além de Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), devem ser ouvidas testemunhas indicadas pelo relator, deputado Moses Rodrigues (União-CE), e pelos parlamentares em análise.
O deputado Coronel Meira (PL-PE) é o único confirmado como depoente em favor de Pollon. Van Hattem solicitou, sem confirmação, as oitivas de cinco parlamentares, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Adriana Ventura (Novo-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), e da advogada da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav) Carolina Barreto Siebra.
Em desfavor dos deputados, foram convocados Pedro Campos (PSB-PE) e Talíria Petrone (Psol-RJ), também sem resposta.
Ação
No processo conjunto, van Hattem e Zé Trovão respondem por obstrução à cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enquanto Pollon por sentar na cadeira do vice-presidente. A medida pede a suspensão cautelar dos três por um mês. Pollon também é julgado por ofensas contra o presidente da Câmara, que correspondem a 90 dias de suspensão.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Passarinho elenca principais pontos em debate sobre trabalho por app
Voto Restrito
Crimes contra democracia
Zé Trovão quer revogar crime de golpe e ataque ao processo eleitoral