Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula envia projetos das universidades indígena e do esporte à Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Educação

Lula envia projetos das universidades indígena e do esporte à Câmara

Medida, que já havia sido anunciada por Lula, propõe instituições de ensino voltadas ao público indígena e ao esporte.

Congresso em Foco

8/12/2025 12:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após anúncio da criação de duas novas universidades federais pelo presidente Lula, o Executivo enviou ao Congresso os projetos de lei para autorizar as novas instituições. A primeira se voltará ao público indígena (6.132/2025) e a segunda às práticas esportivas (6.133/2025).

No evento onde anunciou a proposta, em 27 de novembro, Lula afirmou que o governo vai "brigar" pela aprovação dos textos. Caso aprovadas, a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) devem iniciar atividades em 2027.

"Podemos não aprovar no Congresso, porque é um direito de eles querer ou não, mas a gente vai mandar e vai brigar. Se tiver que fazer emenda, faça pra melhorar."

Projetos foram enviados no dia 3 de dezembro.

Projetos foram enviados no dia 3 de dezembro.Ricardo Stuckert/PR

Universidade Federal Indígena

O projeto de lei 6.132/2025, que cria a Unind, prevê que a primeira instituição federal de ensino superior voltada exclusivamente às necessidades, saberes e culturas dos povos indígenas seja sediada em Brasília, mas com possível espansão a todas as regiões do país.

Segundo o documento, a universidade buscará dialogar com os saberes tradicionais para desenvolver pesquisas e formar profissionais voltados à realidade dos territórios indígenas. Um dos pilares educacionais deve ser a promoção de sustentabilidade socioambiental dos territórios e a valorização dos idiomas, histórias e culturas dos povos originários do Brasil e da América Latina.

A Unind poderá adotar processos seletivos próprios, elaborados em diálogo com as comunidades indígenas e respeitando as diversidades linguísticas e culturais, os processos seletivos deverão reservar um percentual mínimo de vagas para candidatos indígenas. Os cargos de reitor e vice-reitor serão ocupados, obrigatoriamente, por docentes indígenas, com primeiro reitor nomeado pelo Ministro da Educação, de forma provisória.

  • Leia a íntegra da proposta.

Universidade Federal do Esporte

Já o projeto de lei 6.133/2025 prevê aliar ciência, inovação, gestão e inclusão no campo do esporte brasileiro. A instituição deve ter foco na acessibilidade, equidade de gênero e étnico-racial, além de ações específicas voltadas ao paradesporto.

O texto prevê formação voltada à atuação técnica no paradesporto e à inclusão de pessoas com deficiência em todas as dimensões do esporte. Segundo a proposta, a UFEsporte deverá respeitar e fomentar a diversidade esportiva, as diferentes manifestações culturais e regionais, e garantir o acesso à educação formal para atletas em transição de carreira.

A universidade também terá o compromisso de combater todas as formas de discriminação no ambiente esportivo. Entre seus princípios institucionais estão a promoção da equidade de gênero, com foco no financiamento e visibilidade do esporte feminino, e a promoção da equidade étnico-racial, com políticas que assegurem igualdade de oportunidades para pessoas negras em todas as áreas da universidade.

A administração será composta por um Reitor e um Conselho Universitário, conforme definido no estatuto institucional. Também com nomeação provisória do Ministro da Educação, até que a universidade esteja estruturada.

  • Leia a íntegra da proposta.

Ambas serão financiadas pela União, com possibilidade de participação de outras esferas do Executivo. Os textos autorizam a doação de bens móveis e imóveis.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

educação Executivo projeto de lei

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Assistência

Comissão aprova serviço de apoio a grávidas em vulnerabilidade social

JUDICIÁRIO

Dino determina rigor na transparência de emendas para pessoal de saúde

Projeto de lei

Projeto prevê bloqueio automático de chaves Pix após troca de número

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

ELEIÇÕES 2026

Flávio condiciona desistência à volta de Bolsonaro "livre, nas urnas"

2

Homeschooling

Júlia Zanatta propõe adoção do homeschooling na educação básica

3

CÂMARA

Motta define relator de projeto que corta incentivos fiscais

4

Voto Restrito

Pollon propõe veto a urnas em áreas sob domínio do crime

5

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro fala em "preço" para desistir de disputar Planalto

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES