O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou, nesta quarta-feira (17), que liberará ministros interessados em disputar as eleições de 2026. A declaração foi feita na abertura da última reunião ministerial do ano, no Palácio do Planalto.
Lula afirmou que aqueles que decidirem deixar o governo para concorrer a cargos eletivos devem fazê-lo sem constrangimentos. "Eu vou ficar muito feliz que aqueles que tiverem de se afastar, se afastem. E, por favor, ganhem o cargo que vão disputar, não percam", afirmou.
Ao comentar o tema, Lula citou os argumentos usados por integrantes do governo para justificar tanto a permanência quanto a saída do cargo.
"Quando você tem um ministro, ele chora: 'Por que eu? Quando aquele quer sair, ele encontra todos os argumentos necessários para sair e joga a responsabilidade em cima do povo. 'O povo quer que eu saia, a base está fazendo pressão, meu Estado está exigindo'."
A reunião foi convocada para fazer um balanço das principais ações do governo ao longo do ano. Entre os pontos destacados estão a sanção da lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e outras medidas voltadas à área social.