Notícias

Voto favorável ao PL da Dosimetria foi engano, diz Fabiano Contarato

Senador afirma ter votado por engano a favor do projeto de redução de penas a condenados por participação nos atos de 8 de janeiro.

17/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O senador Fabiano Contarato (PT-SE) se pronunciou em suas redes sociais a respeito de seu voto favorável ao projeto de lei de redução de penas aos condenados por envolvimento nos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (17). Segundo o congressista, o apoio foi resultado de falha operacional.

"Hoje na CCJ, lutei para que o projeto fosse derrubado ou que a discussão fosse, pelo menos, adiada. No entanto, por engano, no momento da votação, registrei no aplicativo do Senado um voto diferente à minha convicção e já procurei a Presidência da CCJ para retificar no painel. No Plenário, meu voto será contra", declarou.

Contarato foi o único senador do PT a proferir voto favorável ao projeto. Geraldo Magela/Agência Senado

O projeto foi aprovado por 17 votos a 7. Se acatado o pedido de Contarato para mudança, o placar passa a ser 16 a 8.

O parlamentar também reforçou o motivo de sua posição contrária ao texto. "Sou totalmente contrário ao PL da Dosimetria e tudo o que ele representa. Ele fomenta a impunidade, beneficiando quem tinha planos concretos para destruir o Estado Democrático de Direito".

Veja a publicação de Fabiano Contarato:

Captura de tela. X/Reprodução

Veja a íntegra do pedido de reversão de voto.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos