Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
VÍDEO
Congresso em Foco
17/12/2025 20:33
Durante os debates do PL da Dosimetria, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, afirmou que o projeto, que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e demais condenados por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro de 2023, configura um "golpe parlamentar", fazendo alusão ao golpe militar de 1964.
"A convulsão que [os réus] esperavam na tentativa de coagir o Judiciário fracassou para pressionar a Justiça. Foram usadas até injustificadas sanções externas, a ressuscitar um vira-latismo incompreensível. Fracassados os meios anteriores, ensaiaram nova conspiração. Aqui dentro do Congresso Nacional, como em 1964, um novo golpe parlamentar pretendendo anistiar novamente, como foram a PEC da bandidagem", declarou o senador.
Veja sua fala:
Renan Calheiros também ressaltou que o Judiciário respeitou as prerrogativas de Bolsonaro e demais réus pelos ataques de 8 de janeiro, não havendo sentido em revisão dos julgamentos. Para o congressista, formas de anistia enfraquecem a democracia ao invés de fortalecê-la.
"As polianas que invocam pacificação onde não há conflagração se esquecem que o perdão aos facínoras de 1964 gerou os golpistas de hoje. O que pacifica o país é golpista cumprir pena. Não as cadeias de rádio e TV para insuflar a nação contra as instituições", disse.
Temas
LEIA MAIS