Entre sessões prolongadas e votações tensas, alguns parlamentares encontraram tempo para soltar a voz em 2025, seja para comemorar, seja para buscar apoio divino. Houve ainda quem preferisse não cantar, mas recorrer à execução de músicas, consagradas ou compostas especialmente para o momento e o personagem em questão.
Boa parte desses episódios ocorreu na CPMI do INSS, que, entre parabéns e sambas, acabou se transformando em palco de manifestações musicais inusitadas. Fora da comissão, um nome também se destacou nesses momentos: o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA).
Pastor Sargento Isidório canta louvor antes de votação da cassação de Glauber Braga
Portando uma Bíblia nas mãos, o deputado Pastor Sargento Isidório decidiu cantar um louvor nos minutos que antecederam a votação do processo de cassação do então deputado Glauber Braga (Psol-RJ), no Conselho de Ética da Câmara.
"Não há nada melhor, não há nada melhor, quando tudo parece não ter solução, confia no Senhor", entoou o parlamentar, enquanto Glauber era cercado por aliados, que aparentavam não dar muita importância à cantoria.
Deputado Coronel Chrisóstomo canta parabéns para o senador Magno Malta na CPMI do INSS
O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protagonizou um momento inusitado durante sessão da CPMI do INSS ao pedir que a comissão cantasse parabéns ao senador Magno Malta (PL-ES), suplente do colegiado, que completava 68 anos naquela data, em 16 de outubro.
"Quero pedir a todos que cantem os parabéns ao senador Magno Malta", disse Chrisóstomo, iniciando o canto. O gesto, porém, foi interrompido pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG). O parlamentar insistiu, afirmando que a homenagem "engrandece o ser humano". Viana, no entanto, manteve a negativa e justificou: "Temos mais três horas e meia de trabalho pela frente. No intervalo cantaremos".
Pastor Sargento Isidório canta louvor na Câmara durante ocupação do Plenário
Durante um dos momentos mais tensos do Congresso em 2025, quando parlamentares bolsonaristas ocuparam a Mesa Diretora para pressionar pela votação do projeto de anistia aos responsáveis pela depredação da Praça dos Três Poderes, em Brasília, nos atos de 8 de janeiro de 2023, Isidório voltou a erguer a Bíblia e pediu reforço divino pelos corredores da Câmara dos Deputados.
"A Deus toda glória, a Deus toda glória, para sempre, amém, amém, amém", cantou.
Paulo Pimenta toca pagode para Onyx Lorenzoni na CPMI do INSS
Na CPMI do INSS, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) pediu para tocar, no sistema de som da comissão, a música Velocidade da Luz, do grupo Revelação. O episódio ocorreu durante o depoimento do ex-ministro Onyx Lorenzoni, que comandou o Ministério do Trabalho e Previdência no governo Bolsonaro.
A canção escolhida traz um verso marcante: "Todo mundo erra sempre, todo mundo vai errar", que foi usado por Pimenta para ironizar a linha de defesa de Lorenzoni.
Pastor Isidório se declara para a esposa no Dia dos Namorados
Último romântico, Pastor Sargento Isidório mostrou que sabe cantar mais do que apenas louvores ao subir à tribuna da Câmara para se declarar à esposa, Elza Celestino.
Entoando versos de Escrito nas Estrelas, de Tetê Espíndola, o deputado homenageou a amada, que enfrentava um câncer. "Ela é o meu milagre. Mulher virtuosa, quem achará? Eu achei", disse.
Evangélico, Isidório também alterou um dos versos da canção, que menciona que o amor estaria "marcado em cartas de tarô". Em sua versão, o "caso" estaria "bem marcado por Deus, nosso Senhor".
Coronel Chrisóstomo toca música na CPMI do INSS
Novamente na CPMI, o deputado Coronel Chrisóstomo utilizou seu tempo de fala para transmitir uma música que, segundo ele, recebeu de uma apoiadora.
A canção, que provocou risadas entre os presentes, parabeniza o parlamentar por sua atuação na comissão, exaltando-o como um dos "arquitetos" da investigação.
"Coronel Chrisóstomo é um amigo, defensor do povo, ouça o que digo, é autoridade, defende a verdade, mesmo em perigo".