A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta terça-feira (27), a Operação Mederi, com o objetivo de desarticular um esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações no Rio Grande do Norte.
Ao todo, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão no Estado, além da aplicação de medidas cautelares e patrimoniais determinadas pela Justiça. Entre os alvos está o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).
Também foram alvo de mandados de busca o vice-prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros (PSD); o prefeito de São Miguel, Leandro do Rego Lima (União Brasil); o prefeito de Paraú, Júnior Evaristo (PP); além de secretários municipais de São José da Penha.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam irregularidades em contratos para o fornecimento de insumos à rede pública de saúde. O esquema envolveria empresas sediadas no Rio Grande do Norte que mantinham contratos com administrações municipais de outros estados.
Auditoria da CGU identificou contratos considerados suspeitos, com indícios de falhas graves, como a não entrega de medicamentos já pagos, fornecimento em desacordo com as especificações e cobrança de preços acima dos valores praticados no mercado.
Os investigados poderão responder por crimes relacionados ao desvio de recursos públicos e a fraudes em contratações administrativas.