Notícias

Lula chega à Índia para agenda de cooperação e comércio

Viagem oficial do presidente prevê compromissos na Índia e na Coreia do Sul; Alckmin assume interinamente.

18/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Nova Délhi nesta quarta-feira (18), onde cumpre agenda oficial voltada ao fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Índia. A visita inclui encontros com o primeiro-ministro Narendra Modi e reuniões destinadas à ampliação do comércio entre os dois países, além de negociações de cooperação em áreas estratégicas, como inteligência artificial e minerais críticos. Durante a ausência do chefe do Executivo, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, permanece no exercício da presidência da República.

Lula viajou acompanhado de mais de dez ministros e de uma delegação de empresários brasileiros, com o objetivo de ampliar investimentos e parcerias econômicas com a nação mais populosa do mundo. Após os compromissos na Índia, a agenda internacional prevê passagem pela Coreia do Sul, onde o presidente também participará de reuniões oficiais.

Viagem inclui encontros bilaterais e participação em cúpula sobre inteligência artificial.Ricardo Stuckert/PR

Antes da chegada ao país asiático, o presidente destacou os objetivos da missão diplomática em publicação nas redes sociais.

Publicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reprodução/X/Lula

"A convite do primeiro-ministro Narendra Modi, partimos agora para a Índia. Nos próximos dias, participarei da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial e vamos discutir novas oportunidades de cooperação entre Brasil e Índia. De lá, seguiremos para a Coreia do Sul para, a convite do presidente Lee Jae Myung, fortalecer também os laços entre nossos países."

Ao comentar as expectativas econômicas da viagem, Lula acrescentou: "Vemos bastante espaço para crescimento do comércio bilateral com os dois países. Desejo um bom trabalho ao companheiro Geraldo Alckmin, que assume a presidência até o nosso retorno".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos