Notícias

Oposição celebra rebaixamento de escola de samba que homenageou Lula

Após queda da Acadêmicos de Niterói para a Série Ouro, parlamentares associaram resultado a críticas ao enredo sobre o presidente.

18/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Com nota geral 146.9, a escola de samba Acadêmicos de Niterói foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. A agremiação apresentou o enredo "Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", que gerou polêmica e acusações, por parte de críticos, de propaganda eleitoral antecipada e de ataques a setores conservadores.

Após o resultado do rebaixamento para a Série Ouro, políticos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiram o rebaixamento nas redes sociais. O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) escreveu: "Que venham muitas derrotas mais neste ano para o Lula e para o PT".

Publicação de Marcel van Hattem.Reprodução/X

O senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compartilhou um versículo bíblico: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois tudo o que o homem semear, isso também colherá" (Gálatas 6:7).

Publicação do senador Flávio Bolsonaro.Reprodução/X

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) declarou que o próximo a "cair" será o presidente, em referência às eleições.

Publicação do deputado Carlos Jordy.Reprodução/X

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), escreveu: "Prometeu tudo. Entregou nada, como sempre".

Publicação do deputado Sóstenes Cavalcante.Reprodução/X

O senador Sergio Moro (União-PR) classificou o resultado como "um presságio".

Publicação do senador Sergio Moro.Reprodução/X

Já a deputada Julia Zanatta (PL-SC) afirmou: "Agora só falta rebaixarmos o Lula e o PT". Ela também citou a frase atribuída a Oscar Wilde: "a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida".

Publicação da deputada Julia Zanatta.Reprodução/X

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos, alega que o desfile foi um retrato da diferença de discurso de lideranças de esquerda dentro e fora do período eleitoral. "Eles zombam, eles satirizam, eles nos chamam de atrasados... mas quando chega a época da eleição, o discurso muda. Eles vestem uma máscara de piedade, procuram nossos pastores e dobram os joelhos apenas para garantir o seu voto".

Caputa de tela.X/Reprodução

"Família em conserva"

Um dos trechos do desfile de domingo (15) que mais provocou reações de evangélicos e políticos conservadores foi a ala "neoconservadores em conserva". Nela, dançarinos apareceram vestidos como latas de alimentos, com rótulos que traziam a expressão "família tradicional" e imagens de famílias formadas por pai, mãe e filhos. Os integrantes também usavam máscaras representando grupos associados ao conservadorismo, como fazendeiros e pastores evangélicos.

A apresentação gerou repercussão nas redes sociais. Alguns políticos reagiram publicando imagens produzidas por inteligência artificial que simulavam latas de conserva com fotos de suas próprias famílias nos rótulos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos