Notícias

BC: Prévia do PIB demonstra crescimento de 2,5% na economia em 2025

Dado corresponde ao Índice de Atividade Econômica, considerado uma prévia do avanço econômico.

19/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) cresceu 2,5% em 2025. Esse dado, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), foi divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (19).

A projeção do Ministério da Fazenda para o IBC-Br era de 2,2%, o que demonstra um resultado superior ao esperado pelo Executivo para a economia do país em 2025.

Na comparação anual, todos os setores incorporados ao índice registraram alta:

  • Agropecuária: 13,1%;
  • Indústria: 1,5%;
  • Serviços: 2,1%.

Dado foi divulgado nesta quinta-feira (19).Freepik

Em dezembro do ano passado, o índice recuou 0,2% se comparado a novembro. Na série com ajuste sazonal, o dado apresentou crescimento de 2,3% na agropecuária e 0,3% na indústria. Já o setor de serviços apresentou queda de 0,3%.

O valor do PIB consolidado ainda será publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é que a divulgação ocorra em 3 de março.

IBC-Br

O índice, administrado pelo Banco Central, observa as estimativas de crescimento para os setores agropecuário, industrial e de serviços. Esse número é uma das bases de cálculo para definição da taxa básica de juros do país, a Selic.

Para formalizar a projeção anual, o índice é analisado a partir da retirada das flutuações sazonais de uma série temporal para comparar períodos diferentes. O ajuste é chamado de dessazonalização.

PIB

No terceiro trimestre de 2025, a economia brasileira registrou um crescimento de 0,1% impulsionado pelo desempenho dos setores da indústria e da agropecuária.

Em 2024, o PIB consolidado registrou crescimento de 3,4%. Foi o quarto ano consecutivo de expansão e o maior desde 2021, quando o PIB alcançou 4,8%.

Para o crescimento econômico neste ano, a previsão do Banco Central, publicada semanalmente no Boletim Focus, se mantém estável em 1,8%.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos