Notícias

André Mendonça torna facultativa ida de Vorcaro à CPMI do INSS

Ministro do STF também determinou que deslocamento não seja feito em jato privado.

19/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O ministro do STF André Mendonça decidiu nesta quinta-feira (19) que é facultativa a presença do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, na CPMI do INSS e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

O depoimento na CPMI está marcado para a próxima segunda-feira (23). Já a CAE planeja ouvir o empresário no dia seguinte. Com a decisão, Vorcaro não é obrigado a comparecer às convocações, podendo optar por não prestar depoimento.

Na mesma decisão, Mendonça determinou que, caso o banqueiro decida comparecer às audiências, o deslocamento não poderá ser feito em jato privado.

Segundo apuração da TV Globo, Vorcaro havia solicitado autorização para viajar em aeronave particular. O ministro estabeleceu que a viagem deverá ocorrer em voo comercial regular ou em aeronave da Polícia Federal.

Vorcaro poderá faltar à CPMI e não poderá usar jato privado.Reprodução/Esfera

Daniel Vorcaro é investigado em inquérito que tramita no STF e apura suspeitas de irregularidades na tentativa de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). A operação foi barrada pelo Banco Central, que posteriormente decretou a liquidação extrajudicial da instituição financeira, em novembro de 2025.

As investigações envolvem suspeitas de venda de carteiras de crédito sem lastro e possíveis inconsistências contábeis que podem alcançar cifras bilionárias.

O caso ganhou forte repercussão política e institucional, passou por mudanças na relatoria no Supremo e segue sob sigilo.

A eventual ida de Vorcaro às comissões do Congresso ocorre em meio a esse cenário de investigação judicial e de escrutínio público sobre a atuação do Banco Master e seus controladores.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos