Se encerra nesta sexta-feira (20) o período para inscrição no concurso da Câmara de Deputados para Técnico Legislativo, na especialidade de Policial Legislativo Federal (PLF). O edital aberto convocará 40 candidatos, além de manter outros 40 em cadastro reserva.
Com remuneração inicial de R$ 21.328,08, o concurso é destinado a candidatos com nível superior de escolaridade. As provas objetivas e discursivas estão agendadas para o dia 26 de abril em todas as capitais do país. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e deve ser paga até 9 de março.
O processo seletivo será composto por diversas etapas, que incluem provas objetivas e discursivas, além de teste de aptidão física, sindicância de vida pregressa e investigação social, avaliação psicológica e avaliação de saúde física e mental.
O edital é coordenado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Etapas da avaliação
A primeira fase do processo seletivo é voltada à avaliação do conhecimento técnico, do condicionamento físico, do histórico de vida e das condições de saúde do candidato. As provas objetivas, divididas em P1 e P2, somam 180 itens: 90 de conhecimentos gerais e 90 de conhecimentos específicos, todos no formato de julgamento "certo" ou "errado".
A prova discursiva (P3), aplicada no mesmo dia das objetivas, consiste em duas questões dissertativas sobre temas como Atividade de Inteligência, Criminologia, Criminalística ou Direitos Humanos. Além disso, o candidato deve elaborar uma peça de natureza técnica relacionada a Direito Penal e Direito Processual Penal.
No dia 26 de abril, a prova objetiva será realizada pela manhã, com duração de cinco horas. À tarde, os candidatos retornam ao local para fazer a prova discursiva, que terá três horas de duração. Essas etapas serão aplicadas em todas as capitais do país.
Os aprovados seguem para o Teste de Aptidão Física (TAF), que verifica se o candidato possui condicionamento compatível com as exigências do cargo. O TAF é composto por cinco avaliações: flexão em barra fixa, impulsão horizontal, corrida shuttle run, natação de 50 metros e corrida de 12 minutos.
Informações complementares
Do total, 35% das vagas são reservadas, sendo 25% para candidatos negros, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência. A autodeclaração deve ocorrer no momento da inscrição conforme os critérios de cor ou raça adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O concurso exige idade mínima de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir veículos automotores de, no mínimo, categoria B, referente a carros.