Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Serviço público
Congresso em Foco
20/2/2026 14:00
Se encerra nesta sexta-feira (20) o período para inscrição no concurso da Câmara de Deputados para Técnico Legislativo, na especialidade de Policial Legislativo Federal (PLF). O edital aberto convocará 40 candidatos, além de manter outros 40 em cadastro reserva.
Com remuneração inicial de R$ 21.328,08, o concurso é destinado a candidatos com nível superior de escolaridade. As provas objetivas e discursivas estão agendadas para o dia 26 de abril em todas as capitais do país. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e deve ser paga até 9 de março.
O processo seletivo será composto por diversas etapas, que incluem provas objetivas e discursivas, além de teste de aptidão física, sindicância de vida pregressa e investigação social, avaliação psicológica e avaliação de saúde física e mental.
O edital é coordenado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Etapas da avaliação
A primeira fase do processo seletivo é voltada à avaliação do conhecimento técnico, do condicionamento físico, do histórico de vida e das condições de saúde do candidato. As provas objetivas, divididas em P1 e P2, somam 180 itens: 90 de conhecimentos gerais e 90 de conhecimentos específicos, todos no formato de julgamento "certo" ou "errado".
A prova discursiva (P3), aplicada no mesmo dia das objetivas, consiste em duas questões dissertativas sobre temas como Atividade de Inteligência, Criminologia, Criminalística ou Direitos Humanos. Além disso, o candidato deve elaborar uma peça de natureza técnica relacionada a Direito Penal e Direito Processual Penal.
No dia 26 de abril, a prova objetiva será realizada pela manhã, com duração de cinco horas. À tarde, os candidatos retornam ao local para fazer a prova discursiva, que terá três horas de duração. Essas etapas serão aplicadas em todas as capitais do país.
Os aprovados seguem para o Teste de Aptidão Física (TAF), que verifica se o candidato possui condicionamento compatível com as exigências do cargo. O TAF é composto por cinco avaliações: flexão em barra fixa, impulsão horizontal, corrida shuttle run, natação de 50 metros e corrida de 12 minutos.
Informações complementares
Do total, 35% das vagas são reservadas, sendo 25% para candidatos negros, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência. A autodeclaração deve ocorrer no momento da inscrição conforme os critérios de cor ou raça adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O concurso exige idade mínima de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir veículos automotores de, no mínimo, categoria B, referente a carros.
Temas
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Pedágio free flow pode ter novas regras com proposta de Duda Salabert
DISPUTA NA CÂMARA
Hélio Lopes anuncia candidatura ao TCU com apoio de Bolsonaro