Notícias

Prefeito de NY recebe camisa do Corinthians após elogiar Sócrates

Zohran Mamdani recebeu uma camisa do clube após destacar o papel do jogador e da Democracia Corinthiana na luta pela redemocratização do Brasil.

23/6/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, recebeu camisas do Corinthians após citar o ex-jogador Sócrates e a Democracia Corinthiana em um vídeo publicado nas redes sociais.

A homenagem foi feita por representantes do clube e pelo ex-atacante Walter Casagrande, um dos líderes do movimento nos anos 1980.

No vídeo, Mamdani destacou o papel de Sócrates na criação de um modelo de participação coletiva dentro do Corinthians durante a ditadura militar.

"No Corinthians, o clube que capitaneou, Sócrates e seus companheiros participaram do que os brasileiros comuns chamavam democracia. Eles começaram um experimento de autogoverno chamado Democracia Corinthiana. Quer você fosse o centroavante estrela ou trabalhasse na lavanderia, você tinha um voto."

O prefeito também associou a atuação do jogador à resistência ao regime militar.

"Enquanto a ditadura militar estava torturando e assassinando seus cidadãos, Sócrates liderou os jogadores para o campo usando camisas com as palavras 'Eu quero votar para presidente' nas costas."

Após a repercussão da publicação, Mamdani recebeu uma camisa personalizada com o nome de Sócrates e outra em referência à Democracia Corinthiana.

A história da Democracia Corinthiana

A Democracia Corinthiana surgiu em 1982, durante a gestão de Waldemar Pires na presidência do clube. Liderado por jogadores como Sócrates, Wladimir e Casagrande, o movimento ampliou a participação dos atletas nas decisões internas do departamento de futebol.

Questões como horários de treinos, períodos de concentração e outras rotinas da equipe passaram a ser discutidas e decididas coletivamente, em um modelo incomum para o futebol brasileiro da época.

A iniciativa ganhou projeção nacional ao coincidir com a mobilização da sociedade civil pelo fim da ditadura militar.

O Corinthians passou a utilizar sua visibilidade para apoiar pautas democráticas, incluindo a campanha Diretas Já, que defendia a retomada das eleições diretas para presidente da República.

Legado político

Embora tenha perdido força a partir de 1984, após as saídas de Sócrates e Casagrande, a Democracia Corinthiana permanece como uma das principais referências da relação entre esporte e política no Brasil.

O período também coincidiu com uma fase vitoriosa do clube dentro de campo. O Corinthians conquistou os Campeonatos Paulistas de 1982 e 1983, voltou a vencer o torneio em 1988 e levantou, em 1990, seu primeiro título do Campeonato Brasileiro.

Ao concluir o vídeo, Mamdani destacou a influência política e social do futebol para além dos gramados.

"O futebol criou movimentos, ajudou a derrubar ditadores e, por 90 minutos de cada vez, não apenas nos permitiu esquecer nossos problemas, mas encontrar maneiras de superá-los. Que belo jogo."
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos