Notícias

Cão resgatado da rua compõe, de maneira inédita, mesa da Câmara do Rio

Cerimônia também reconheceu médicos-veterinários e destacou a importância do resgate e da adoção de animais abandonados.

24/6/2026
Publicidade
Expandir publicidade

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro registrou um fato inédito ao incluir, pela primeira vez, um cachorro na mesa de honra de uma solenidade oficial.

O homenageado da sessão desta quarta-feira (24) foi Leão, um cão resgatado das ruas que recebeu uma Moção de Louvor e Reconhecimento por sua trajetória de superação e por simbolizar a importância da adoção responsável.

Ao entregar a homenagem, o vereador Flávio Valle (PSD-RJ) pediu aplausos para a tutora do animal, Giselle Garotti Gouveia, e para Leão.

"Uma salva de palmas (...) ao nosso querido e grande e maravilhoso Leão."

Leão foi encontrado em situação de vulnerabilidade em 2024 pelo vereador, que à época era subprefeito da Zona Sul da capital fluminense.

A moção concedida pela Câmara é uma honraria destinada a reconhecer pessoas, grupos, instituições ou, em casos excepcionais, animais por ações, serviços prestados ou contribuições relevantes à sociedade.

De acordo com os organizadores, a homenagem teve como objetivo destacar a importância da adoção responsável e valorizar o trabalho de profissionais e voluntários envolvidos no resgate de animais abandonados.

Veterinários recebem medalha

Além de Leão, a cerimônia também homenageou os médicos-veterinários João Vitor Siqueira Rude e Aysha Tawfic, que atuam no cuidado de animais resgatados.

Aysha foi responsável pelo tratamento e pela recuperação de Leão após o resgate. Já João Vitor é reconhecido por sua atuação no salvamento de animais silvestres em situações de risco.

Ambos receberam a Medalha São Francisco de Assis, concedida a pessoas e entidades que se destacam por serviços relevantes à causa animal e por iniciativas de impacto social.

Adoção responsável

Também integrou a mesa de honra a servidora pública Giselle Garotti Gouveia, que adotou Leão após sua recuperação

Segundo Flávio Valle, a homenagem à tutora buscou reforçar a importância da adoção responsável e o impacto positivo que ela pode gerar na vida dos animais resgatados.

"Hoje, todos estão representados: os pets, pela Dra. Aysha, que cuidou do Leão e de tantos outros, e a fauna silvestre, pelo Dr. João Vitor, que dedicou anos ao resgate de animais em situações extremas. O cuidado com os animais, sejam domésticos ou silvestres, é essencial para a sociedade, porque salva vidas e preserva o equilíbrio ambiental."
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos