A Câmara Municipal do Rio de Janeiro registrou um fato inédito ao incluir, pela primeira vez, um cachorro na mesa de honra de uma solenidade oficial.
O homenageado da sessão desta quarta-feira (24) foi Leão, um cão resgatado das ruas que recebeu uma Moção de Louvor e Reconhecimento por sua trajetória de superação e por simbolizar a importância da adoção responsável.
Ao entregar a homenagem, o vereador Flávio Valle (PSD-RJ) pediu aplausos para a tutora do animal, Giselle Garotti Gouveia, e para Leão.
"Uma salva de palmas (...) ao nosso querido e grande e maravilhoso Leão."
Leão foi encontrado em situação de vulnerabilidade em 2024 pelo vereador, que à época era subprefeito da Zona Sul da capital fluminense.
A moção concedida pela Câmara é uma honraria destinada a reconhecer pessoas, grupos, instituições ou, em casos excepcionais, animais por ações, serviços prestados ou contribuições relevantes à sociedade.
De acordo com os organizadores, a homenagem teve como objetivo destacar a importância da adoção responsável e valorizar o trabalho de profissionais e voluntários envolvidos no resgate de animais abandonados.
Veterinários recebem medalha
Além de Leão, a cerimônia também homenageou os médicos-veterinários João Vitor Siqueira Rude e Aysha Tawfic, que atuam no cuidado de animais resgatados.
Aysha foi responsável pelo tratamento e pela recuperação de Leão após o resgate. Já João Vitor é reconhecido por sua atuação no salvamento de animais silvestres em situações de risco.
Ambos receberam a Medalha São Francisco de Assis, concedida a pessoas e entidades que se destacam por serviços relevantes à causa animal e por iniciativas de impacto social.
Adoção responsável
Também integrou a mesa de honra a servidora pública Giselle Garotti Gouveia, que adotou Leão após sua recuperação
Segundo Flávio Valle, a homenagem à tutora buscou reforçar a importância da adoção responsável e o impacto positivo que ela pode gerar na vida dos animais resgatados.
"Hoje, todos estão representados: os pets, pela Dra. Aysha, que cuidou do Leão e de tantos outros, e a fauna silvestre, pelo Dr. João Vitor, que dedicou anos ao resgate de animais em situações extremas. O cuidado com os animais, sejam domésticos ou silvestres, é essencial para a sociedade, porque salva vidas e preserva o equilíbrio ambiental."