Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Eleições 2026

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosPrêmioRadarEleições 2026
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cão resgatado da rua compõe, de maneira inédita, mesa da Câmara do Rio

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Do resgate ao plenário

Cão resgatado da rua compõe, de maneira inédita, mesa da Câmara do Rio

Cerimônia também reconheceu médicos-veterinários e destacou a importância do resgate e da adoção de animais abandonados.

Congresso em Foco

24/6/2026 15:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro registrou um fato inédito ao incluir, pela primeira vez, um cachorro na mesa de honra de uma solenidade oficial.

O homenageado da sessão desta quarta-feira (24) foi Leão, um cão resgatado das ruas que recebeu uma Moção de Louvor e Reconhecimento por sua trajetória de superação e por simbolizar a importância da adoção responsável.

Ao entregar a homenagem, o vereador Flávio Valle (PSD-RJ) pediu aplausos para a tutora do animal, Giselle Garotti Gouveia, e para Leão.

"Uma salva de palmas (...) ao nosso querido e grande e maravilhoso Leão."

Leão foi encontrado em situação de vulnerabilidade em 2024 pelo vereador, que à época era subprefeito da Zona Sul da capital fluminense.

A moção concedida pela Câmara é uma honraria destinada a reconhecer pessoas, grupos, instituições ou, em casos excepcionais, animais por ações, serviços prestados ou contribuições relevantes à sociedade.

De acordo com os organizadores, a homenagem teve como objetivo destacar a importância da adoção responsável e valorizar o trabalho de profissionais e voluntários envolvidos no resgate de animais abandonados.

Veterinários recebem medalha

Além de Leão, a cerimônia também homenageou os médicos-veterinários João Vitor Siqueira Rude e Aysha Tawfic, que atuam no cuidado de animais resgatados.

Aysha foi responsável pelo tratamento e pela recuperação de Leão após o resgate. Já João Vitor é reconhecido por sua atuação no salvamento de animais silvestres em situações de risco.

Ambos receberam a Medalha São Francisco de Assis, concedida a pessoas e entidades que se destacam por serviços relevantes à causa animal e por iniciativas de impacto social.

Adoção responsável

Também integrou a mesa de honra a servidora pública Giselle Garotti Gouveia, que adotou Leão após sua recuperação

Segundo Flávio Valle, a homenagem à tutora buscou reforçar a importância da adoção responsável e o impacto positivo que ela pode gerar na vida dos animais resgatados.

"Hoje, todos estão representados: os pets, pela Dra. Aysha, que cuidou do Leão e de tantos outros, e a fauna silvestre, pelo Dr. João Vitor, que dedicou anos ao resgate de animais em situações extremas. O cuidado com os animais, sejam domésticos ou silvestres, é essencial para a sociedade, porque salva vidas e preserva o equilíbrio ambiental."
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

flavio valle câmara municipal cachorro Rio de Janeiro adoção de pets

Temas

Câmara

LEIA MAIS

No Diário Oficial

Câmara valida pensão à madrasta de Ana Paula Renault após morte do pai

Economia

Hugo Motta recebe FPA para debater renegociação de dívidas rurais

DEPUTADO PRESO

STF mantém deputado Thiago Rangel preso após suspeita de intimidação

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES