Publicidade
Expandir publicidade
Por se tratar de ano eleitoral, o prazo para a cessão de reajuste aos servidores públicos termina em abril. Foto: Assessoria/Wellington Dias
Ao menos 16 governadores já anunciaram correção na folha de pagamento dos servidores públicos. Destes, nove concederam reajuste para todas as categorias e sete, contemplaram classes separadas. A medida vem impulsionada pelo aumento de receitas e impostos nos estados e os governadores correm contra o tempo para assegurar o esse aumento. Por se tratar de ano eleitoral, o prazo para a cessão de reajuste termina em abril.
Entre as federações que decidiram reajustar o vencimento das carreiras estaduais estão Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.
A correção entra em vigor nos próximos meses, quando chegar ao fim o prazo das recomposições salariais e aumentos reais determinados pelo socorro federal na pandemia.
Enquanto isso, outros cinco estados - Amazônia, Paraíba,Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina - tentaram reduzir o impacto fiscal concedendo reajuste que variam entre 3% a 35%.
Além dos recursos que foram repassados aos estados para combate à pandemia, a inflação impactou positivamente a arrecadação dos estados, particularmente no ICMS.